Não é só no verão que o nosso corpo precisa de muitos líquidos para manter tudo funcionando bem. Especialmente para aquelas pessoas que praticam esportes o ano todo e realizam provas de inverno, a boa hidratação é algo que fará toda a diferença no seu desempenho e na sua saúde. Saiba mais!

Por que é importante se manter hidratado durante as provas de inverno?

Durante o inverno precisamos ter mais atenção ao consumo de água. Por estar frio, sentimos menos sede, mas isso não significa que o nosso corpo precisa de uma quantidade menor desse líquido tão importante. A grande questão é: por quê?

1. Você está praticando exercícios

Independentemente do clima ou da estação do ano, a prática de exercícios físicos acelera o metabolismo e, consequentemente, você transpira mais enquanto faz alguma atividade física como correr, nadar, pedalar e outras.

Com isso, o seu corpo perde líquido e substâncias muito importantes, como os sais minerais e alguns tipos de eletrólitos como o sódio.

2. Você está gastando energia

Se há a prática de qualquer tipo de esporte, então há gasto de energia. Você até deve estar se perguntando o que é que a água tem a ver com isso, já que a nossa moeda energética mais utilizada é o carboidrato.

Mas para que o carboidrato seja utilizado, ele precisa ser quebrado e passado por uma série de processos químicos orgânicos até se transformar em energia. E para chegar ao estágio final, a água é essencial e participa ativamente de diversas etapas.

3. O ar está seco

Ao contrário do que se pode pensar, o ar no inverno é bem seco. Por causa disso, é provável que o nosso corpo desidrate mais do que no verão, porém, como o clima está frio, não notamos.

4. O músculo precisa água

Além do cérebro e do fígado, os músculos são os órgãos que mais precisam de água para funcionarem bem. Assim, se a hidratação não está correta, eles podem entrar em estado de fadiga, resultando também em cãibras — o que, sem dúvida alguma, prejudica o seu desempenho durante as competições de inverno.

O que fazer para manter uma hidratação ideal?

1. A quantidade certa no tempo certo

Para não correr o risco de ficar desidratado, consuma, no mínimo, 500 ml de água cerca de 60 a 30 minutos antes de iniciar os exercícios. Hidratar-se durante a prova também é importante e consumir 100 ml para cada 5 minutos de atividade é a medida recomendada.

2. Bebidas isotônicas

Investir em bebidas isotônicas também é interessante. Como são produtos que têm carboidratos, conseguem manter o índice glicêmico dos ciclistas em níveis ideais e melhorando o desempenho durante as provas.

Outro benefício que essas bebidas costumam oferecer é a presença de diversos sais minerais como o sódio, potássio, cloro, cálcio e outros eletrólitos que acabam se perdendo por meio da transpiração.

Agora que você já sabe mais como se hidratar durante as provas de inverno, veja também qual é a melhor forma de se preparar para uma prova de ciclismo.