Não há um ciclista que não se apaixone pelo Cape Epic após conhecê-lo. O campeonato, que tem admiradores no mundo todo, tem uma excelente dose de adrenalina, diversão e beleza. Aqui, competidores desafiam suas habilidades em incríveis rotas, passam por ladeiras, enfrentam chuva e sol para alcançar o lugar mais alto do pódio. 

Neste artigo, você conhecerá mais detalhes dessa competição surpreendente. Apresentaremos como ela funciona, os seus principais desafios, os grandes campões e vamos desvendar onde será o local da próxima competição.

Preparado para essa incrível aventura? Vamos lá e boa sorte! 

A competição 

O Cape Epic exige que o ciclista esteja com a saúde do coração em dia. Afinal, a adrenalina se mantém em alta desde o primeiro até o último dia de competição. Um clima perfeito para quem gosta de pedalar atrás de aventuras.

Essa é a prova de mountain bike mais assistida do mundo. Com oito dias de duração, ela está classificada em uma categoria especial pela União Ciclística Internacional (UCI). Esse reconhecimento coloca a competição como destaque no calendários dos pilotos profissionais.

Competidores e atletas são atraídos pelo Cape Epic por conta dos desafios que a prova impõe aos participantes. Diante de várias adversidades, o vencedor poderá ser definido em pequenos detalhes.

Quer conhecer os vencedores de cada edição? Clique aqui!

Os desafios 

Para competir em alto nível no Cape Epic, é necessário estar preparado para lidar com imprevistos. Na competição deste ano (2016), muitos atletas tiveram problemas logo no início da prova. O terreno na África do Sul é muito perigoso e os pneus da bike furaram.

As condições climáticas e altimétrica são outros desafios que os ciclistas encontram durante a prova. De fato, eles podem influenciar em seu desempenho, mas, sem dúvidas, o maior obstáculo é competir por equipe.

Para completar o Cape Epic, deve-se ter dois membros na equipe. Aqui, a sinergia entre eles é fundamental para chegar ao destino final. Entender qual atleta está mais preparado para cada momento da prova é crucial para ter sucesso.

Apesar dos desafios, pedalar sob risco é uma experiência incrível para qualquer ciclista. Subir e descer ladeiras durante a rota pode ser uma tarefa complicada, mas com empenho é possível garantir um lugar ao pódio. Só não se esqueça de organizar sua mala.

As rotas 

Geralmente, o percurso de uma prova de Cape Epic tem paisagens encantadoras. No entanto, não há tempo para admirar a beleza dos lugares, pois é importante ter atenção e consistência durante o trajeto. 

Para se ter uma ideia da complexidade da competição, na África do Sul, o percurso teve 100 quilômetros de single track. Apesar de ser mais curto se comparado às edições anteriores, ele exige mais habilidade por parte do atleta, pois também há muita escalada. 

Os próximos destinos do Cape Epic 

Em 2017, na Cidade do Cabo, o Cape Epic terá os seguintes locais como anfitriões: 

  • Hermanus: cidade costeira conhecida por oferecer a melhor visão de baleias do mundo. Tem trilhas que são apreciadas por vários ciclistas;
  • Greyton: a aldeia de Greyton encanta pelos seus belos jardins. A trilha de mountain bike está em torno da cidade e é constantemente estendida.
  • Elgin: é o local ideal para aventuras ao ar livre. Tem excelentes restaurantes e é ótimo para apreciar um bom vinho. 

Agora que você já sabe as principais informações relacionadas ao Cape Epic, que tal descobrir outros detalhes para cuidar da sua bike da melhor forma? Aproveite a oportunidade nos siga nas redes sociais