O sonho de todo biker é participar de uma prova de ciclismo. O número dessas competições tem crescido bastante nos últimos anos e, infelizmente, a quantidade de participantes despreparados também.

Muitos ciclistas sofrem estiramentos, câimbras e outros imprevistos. Por isso, para participar de uma prova de ciclismo, o ideal é se preparar com antecedência, de forma que o atleta desenvolva suas técnicas e desempenho físico para não sofrer no dia da competição.

Saiba como se preparar com algumas dicas:

Comece a treinar com antecedência

Quanto mais cedo você começar o treinamento, melhor será seu desempenho no dia da prova e mais confiança você terá. Essa preparação deve ter início de três a seis meses antes da data da competição e é importante procurar as informações corretas sobre as condições e sobre o percurso da prova.

Ao identificar as características da prova de ciclismo, você pode iniciar um treinamento correto e específico para o trajeto e tipo da competição. É importante também saber quais equipamentos serão necessários.

Aprenda a fazer pequenos reparos

Alguns conhecimentos básicos são essenciais para todo ciclista, como trocar pneus, regular freios e remendar correntes, por exemplo.

Esses reparos são muito importantes antes e durante as provas, e se você souber fazê-los com facilidade, sua competição não será prejudicada.

Tenha roupas e acessórios adequados 

Uma prova de ciclismo pede um ótimo desempenho, e roupas e acessórios adequados ajudam muito nisso. Confira antes a previsão climática para o dia da prova e vista-se de acordo com a ocasião, escolhendo a bermuda e a camisa segunda pele certas, por exemplo.

Alguns acessórios também são essenciais, como trava na suspensão dianteira e multirregulagem traseira, por exemplo, no caso de provas de Mountain Bike. Em todos os casos, sua bicicleta precisa estar em excelentes condições e revisada, de preferência com pneus novos e cravos. 

Conheça o percurso antes da prova

Fazer o reconhecimento do percurso com, pelo menos, um ou dois dias de antecedência é primordial para o ciclista que quer realizar uma prova sem imprevistos e surpresas. Treine no local e acostume-se com o terreno, para montar sua estratégia.

Assim, fica mais fácil escolher os equipamentos certos para levar para a competição, como a relação certa, pneus, calibragem, suspensão etc.

Descanse direito antes da prova

O maior erro de alguns atletas é achar que os dias que antecedem a prova devem ser de treinos intensos. Também não acertam aqueles que não fazem nada para se preparar. O ideal é ter moderação e descansar.

O descanso é essencial para que o corpo do ciclista esteja aquecido com os treinos regulares, mas também recuperado o suficiente para um bom desempenho no dia da prova. Nos dias que antecederem a competição, treine de forma que não haja desgaste e durma bem.

Cuide da alimentação e da hidratação

Assim como no caso do descanso, a alimentação também é um fator importante no preparo físico de qualquer atleta. Tenha bons hábitos alimentares e evite comidas diferentes antes da prova, bem como grandes quantidades de carne e bebida alcoólica, por exemplo.

Além disso, cuide bastante da hidratação do seu corpo, tomando muita água, sucos e bebidas que possuem sais minerais. No dia da prova de ciclismo, prepare garrafas ou uma mochila de hidratação e barras e carboidratos em gel para levar, principalmente se a prova for de longa distância.

O sucesso de uma prova de ciclismo depende simplesmente de dedicação e de atitudes práticas que um ciclista deve ter antes da competição. O planejamento prévio, treinos, cuidados com a saúde e alimentação, roupa ideal, além de conhecimentos básicos da prova, do percurso e de manutenção da bike são o segredo do sucesso de qualquer prova. Boa sorte!

Quer saber mais sobre ciclismo? Então, assine nossa newsletter.