Pedalar longas distâncias é o objetivo de muita gente que tem o ciclismo entre os esportes favoritos, mas a verdade é que concluir o percurso com sucesso exige muita preparação. Ao seguir as etapas corretas, o resultado é que você conseguirá ir mais longe e sem perder tanto em desempenho, melhorando ainda mais os seus resultados. Para aprender, continue lendo e veja como se preparar para pedalar longas distâncias.

Por que fazer a preparação?

Pedaladas de longas distâncias exigem uma preparação especial porque elas exigem muito mais do organismo do que outros tipos de atividade. Em exercícios mais curtos, seu corpo é levado à fadiga, mas rapidamente pode descansar. Já em pedaladas longas, é preciso que o corpo desenvolva uma resistência elevada para que seja possível chegar ao final com o mínimo de perda de desempenho.

Por isso, essa preparação deve ser feita com antecedência para garantir que seu corpo esteja acostumado. Para definir com quanto tempo antes você deve começar a se preparar é necessário considerar qual a distância a ser percorrida e quão preparado fisicamente você já está.

Quanto maior for a distância ou quanto menos preparado você estiver, maior é o tempo necessário, mas 6 meses normalmente costuma ser a média mais utilizada.

Como se preparar?

Agora que você já sabe por que deve se preparar é hora de começar a pensar como isso deve ser feito. No geral, algumas dicas fazem toda a diferença em como será o seu desempenho e dentre elas estão:

Treine adequadamente

Preparar-se significa principalmente realizar treinos que vão muito além da pedalada. Além de fazer treinos na bicicleta em si também é muito importante fazer exercícios de musculação e alongamento de modo a aumentar a resistência física.

Essa série de exercícios precisa ser passada e acompanhada por um profissional de educação de física para que você tenha os resultados desejados.

Não descuide da alimentação

Uma etapa que muita gente se esquece de considerar é a alimentação tanto antes quanto durante e após os treinos. Sem fornecer a energia necessária para seus músculos, sua resistência será mínima e os seus resultados, também.

Por isso, invista em uma alimentação rica em carboidratos de 2 a 3 horas antes do treino e da pedalada em si, além de repor os nutrientes após a conclusão do percurso.

Durante a pedalada, ingira alimentos ricos em proteínas, frutas e até sanduíches de modo a fornecer a energia para seus músculos. É muito importante, entretanto, que a ingestão aconteça antes da fadiga ou da fome em si porque só assim fornecerá os resultados desejados.

Hidrate-se

Devido ao esforço intenso você acabará perdendo muito líquido em forma de suor e, com ele, nutrientes importantes como sais minerais. Por isso, durante a preparação não se esqueça de beber muita água e líquidos como bebidas hidroeletrolíticas e energéticas em geral.

Ao fazer isso, você evita que seu corpo fique desidratado e que seus músculos acabem ficando mais cansados do que deveriam.

Use as roupas certas

Invista em roupas corretas e adequadas para o ciclismo. Feitas de tecidos especiais, essas roupas garantem conforto, segurança, mantém a temperatura corporal adequada, facilitam a troca de umidade além de muitos outros benefícios. 
Lembre-se de checar as previsões climáticas para o dia da pedalada e vista-se adequadamente. 
O uso de um vestuário inadequado trará um desgaste a mais para seu treino, tirando o foco e o prazer do seu desafio e adicionando risco desnecessário.

Durma bem

Se você subir na bicicleta estando já previamente cansado, não há preparação que vá fazer com que você tenha um bom desempenho na pedalada. Por isso, é fundamental dormir bem e descansar no mínimo de 6 a 8 horas diariamente.

Ao fazer isso, você permite que seu organismo se restaure da intensidade dos movimentos e, portanto, consiga melhor desempenho.

Preparar-se para pedalar longas distâncias é indispensável para manter o rendimento e para isso é preciso cuidar da alimentação, hidratação, das roupas e do sono, além, é claro, dos treinos.

Curta nossa página no Facebook e receba atualizações com tudo o que você precisa saber sobre o ciclismo.