Se você é um apaixonado por ciclismo, já deve saber que existem diferentes categorias e modalidades do esporte ao redor do mundo, certo? Mas você sabia que existe um órgão que controla, regulamenta e avalia cada um dos atletas participantes?

Continue a leitura e conheça o ranking UCI e descubra quem são os campeões do ciclismo de estrada em 2017. 

Ranking UCI

A União Ciclística Internacional, popularmente conhecida como UCI, é o órgão mais importante de ciclismo no mundo. Ele é responsável pelo controle de praticamente todas as variações do esporte.

O UCI lista, anualmente, os atletas de acordo com suas posições na classificação mundial de cada modalidade. Existem diferentes competições, com níveis variados, que oferecem uma pontuação no ranking de acordo com a sua importância para a organização.

O ranking é formado de acordo com a pontuação dos atletas durante o ano, somando as diferentes provas que foram realizadas. As categorias se dividem em feminino e masculino, nas modalidades Elite sub 23 (XCO), Junior XCO e DH.

Campeões do ano

Em 2017, o belga Greg Van Avermaer e a holandesa Anna Van Der Breggen se consagraram como os vencedores do ranking UCI WorldTour e Women’s WorldTour. Ambos foram campeões olímpicos nos Jogos Rio 2016 na modalidade ciclismo de estrada. ​

Na categoria masculina, Van Avermaet conquistou o primeiro lugar com 3.582 pontos, Chris Froome ficou com o segundo lugar, com 3.452 pontos e Tom Dumoulin garantiu a terceira posição, somando 2.545 pontos.

Já entre as mulheres, Van der Breggen encerrou a temporada com 1.016 pontos. Em segundo lugar no ranking, Annemiek somou 989 pontos, e a polonesa Katarzyna Niewiadoma ficou em terceiro lugar, com 856 pontos.

Na classificação por equipes, a Sky levou o prêmio de primeiro lugar entre os times masculinos. A equipe Boels Dolmans foi a grande campeão na categoria feminina.

Como se tornar um campeão?​

Um atleta campeão não nasce da noite para o dia. Para se destacar em um grupo com tantos talentos, é preciso muito treino, foco e trabalho duro. Pensando nisso, listamos algumas dicas que vão ajudá-lo a dar os primeiros passos rumo à vitória. Confira!

Planejamento

Antes de participar de uma competição, você precisa se preparar o máximo possível. É muito importante conhecer bem a prova da qual você pretende participar, informando-se sobre distância, clima, terreno, entre outras coisas.

Para ter um bom desempenho, também é essencial conhecer o seu corpo e os seus limites. Tendo isso em mãos, é possível desenvolver uma rotina adequada de treinos.

Equipamento

A escolha de uma bicicleta ideal é um dos passos de maior importância para garantir sucesso em uma prova de ciclismo. A decisão por um equipamento específico varia muito de um ciclista para o outro. Entretanto, algumas questões, como a estrutura do atleta e o tipo de prova, vão influenciar diretamente na sua escolha.

Treinamentos

É muito comum que ciclistas iniciantes forcem muito o ritmo dos treinos na tentativa de acompanhar os atletas mais experientes. Mas atenção, essa não é uma boa tática!

O ideal é que você desenvolva um potencial aeróbico de acordo com o seu tempo e condicionamento. Outra dica super valiosa é pedalar em percursos parecidos com o da prova de que você pretende participar.

Alimentação

Ao começar o seu planejamento, defina uma rotina de alimentação e siga-a corretamente até o encerramento da competição. Mudanças repentinas antes da prova podem ser muito prejudiciais para o seu desempenho. Procure manter uma alimentação balanceada com carboidratos, proteínas e alimentos naturais.

Descanso

Depois de um dia intenso de prova ou treino, busque relaxar, recuperar o corpo e evite atividades que exijam muito esforço. Em provas longas, com várias etapas, o descanso faz toda a diferença no resultado final de um atleta.

Agora que você conhece a principal entidade do ciclismo no mundo e os principais atletas do esporte, chegou a sua vez de se destacar! Deixe um comentário no post contando para a gente o que você achou do ranking UCI 2017.