O ciclismo é um esporte de alto rendimento, em que cada milissegundo ganho pode fazer a diferença em um treino e uma competição. Por esse motivo, você deve se concentrar nos mínimos detalhes de todo o processo para que obtenha o desempenho máximo do seu corpo e dos seus equipamentos.

Um dos fatores que possuem mais relevância na busca pelos centésimos de segundo é o peso da bicicleta. Ele pode influenciar no resultado de uma prova e no nível de esforço que é feito por você.

O peso é tudo?

É importante ter atenção: de nada adianta um equipamento extremamente leve se não houver técnica correta, treinamento de qualidade ou se o ciclista estiver fora do peso ideal.

Dito isso, vamos conhecer um pouco sobre a importância do peso da sua bicicleta?

O peso da bicicleta interfere no desempenho?

Nas rodas e grupos de atletas, quando o assunto é o peso da bike, é quase certeza de polêmica. Normalmente, existem dois grupos de opiniões: o daqueles que são quase obsessivos, e buscam diminuir até o peso de porcas e parafusos, e o daqueles que acreditam que esse excesso de zelo não traz resultados efetivos. Quem está certo? 

O peso da bike interfere nos seus resultados. Contudo, de acordo com testes realizados pelo conhecido canal Global Cycling Network, a diminuição do peso traz resultados, pois o nível de esforço feito é menor, o que aumenta a sensação de bem-estar e acaba incentivando o ciclista a manter o ritmo.

Se você quer diminuir o nível de esforço realizado, temos algumas dicas legais em outro post, que trata de como se esforçar menos pedalando.

Uma alternativa mais barata do que mexer na sua bike é reduzir o percentual de gordura do seu corpo. Com menor peso corporal, você pode atingir bons resultados a um custo menor.

Quanto deve pesar a minha bicicleta?

Os fabricantes de bicicleta têm investido cada vez mais para melhorar o produto oferecido. Isso significa produzir uma bike que pese cada vez menos.

Atualmente, os modelos de menor peso são aqueles produzidos em fibra de carbono. Existem alguns fabricantes que trabalham nos mínimos detalhes, produzindo rodas, selins, canotes, pedivelas e guidões de forma quase manual para conseguir menor peso da bicicleta.

Entretanto, o peso médio de cada bicicleta varia com a modalidade na qual é utilizada. Modelos feitos para modalidade speed costumam ser mais leves em comparação com as mountain bikes. 

É importante lembrar que, por mais que se busque diminuir o peso da bicicleta, em grandes competições existe um limite mínimo de peso para o equipamento ser aprovado. Logo, se você viu aquela bike maneira em uma feira de exposição com peso superleve, não se preocupe. Ela não participará de nenhuma competição. Está ali apenas para impressionar e ser exibida.

Dentro desses limites e com orçamento em torno de 50 mil reais, é possível montar uma bike estilo mountain com o peso em torno de 7 kg. Com esse mesmo orçamento, você consegue uma bike de rua que pesa 5 kg. Todas elas dentro dos padrões de competição.

Se você gostou deste artigo e quer receber outros conteúdos relevantes sobre ciclismo, assine a nossa newsletter. Você irá conhecer e aprender muito mais sobre competições e equipamentos.