Criada em 1870, fruto já de uma evolução, o primeiro modelo de bicicleta tinha pedais conectados a uma roda enorme. Após todos esses anos, a tão conhecida bike passou por muitas mudanças em seu formato, e caso você queira tirar o máximo de proveito de suas pedaladas, é importante prestar atenção no tamanho do quadro de bicicleta.

A escolha por um quadro de tamanho adequado pode diminuir significativamente qualquer desconforto que você possa vir a sentir durante suas pedaladas. Adquirir uma nova bicicleta é como comprar um sapato: se não for do seu tamanho, terá problemas no futuro.

Neste post, reunimos algumas informações valiosas para lhe passar acerca de como realizar a melhor escolha na hora de comprar uma bicicleta. Boa leitura!

A importância do quadro de bicicleta

A melhor opção quando se vai adquirir uma nova bike não é comprar modelos prontos, e sim montar sua nova bicicleta em uma loja especializada. Ao realizar essa atividade, o item mais importante é o quadro, que servirá de base para todos os outros itens que serão adicionados.

O tamanho do quadro vai influenciar diretamente no desempenho da bicicleta, como velocidade, performance e conforto. A escolha correta vai prevenir uma série de desconfortos, como dor nas costas e lombar, fadiga muscular e não aproveitar todo o seu esforço na pedalada.

A altura do “cavalo”

Na hora de buscar uma bicicleta ideal, muitas pessoas levam em conta a sua altura, porém essa não é uma boa medida, já que mesmo pessoas de alturas iguais podem possuir alguma diferença no tamanho das pernas.

Para encontrar o quadro perfeito para as suas medidas, é necessário conhecer a altura do “cavalo”.

Para encontrar essa medida, vista uma bermuda de ciclismo, se encoste em uma parede com suas pernas levemente abertas e marque um ponto na parte interna de sua perna na junção das duas coxas, meça com uma fita desse ponto até o chão e você terá a sua altura do “cavalo”.

A partir dessa medida você poderá fazer uma melhor escolha do quadro de bicicleta ideal para suas pedaladas. Lembrando, é claro, que não basta apenas as medidas, mas deve-se ter em mente qual o tipo de atividade que se pretende praticar.

Vamos lhe mostrar como se calcula as medidas de quadro para uma bicicleta de estrada e para uma de montanha.

Bicicleta de estrada

Para esse tipo de atividade você deve multiplicar a sua altura do “cavalo” por 0,65. Por exemplo, caso você possua uma medida de 77cm, deve buscar por uma quadro que meça 50cm, pois 77 x 0.65 = 50.02. Esse tamanho pode ser arredondado, uma vez que você não encontrará um quadro com o tamanho exato do cálculo. Quadros menores lhe darão maior velocidade, enquanto quadros maiores têm mais conforto.

Bicicleta de montanha

As bicicletas de montanha têm suas medidas em polegadas, uma vez que a modalidade surgiu nos Estados Unidos. Então, para poder realizar o cálculo, é necessário primeiro transformar a altura do “cavalo” em polegadas, conversão fácil de ser realizada com a ajuda do Google.

Depois da conversão, basta que você subtraia 14. Por exemplo: alguém que tem medida de 77 cm, converte-se para 30,31 polegadas, diminui-se 14, temos um quadro de 16,31. Em seguida, é só arredondar para o tamanho mais próximo.

O tamanho do quadro é uma medida geral, que fará grande diferença em suas pedaladas, mas, para aumentar a performance, é interessante realizar outros “ajustes finos”, como altura do canote, posição do banco, largura e altura do guidão, entre outros detalhes que podem ser ajustados posteriormente.

Caso ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário! Teremos prazer em lhe responder!