Começamos mais um ano e, é claro, já estamos nos preparando para acompanhar as tão esperadas provas de ciclismo em 2018. Você quer ficar por dentro das maiores corridas da UCI World Tour? A ASSOS hoje é uma das patrocinadoras da Equipe BMC ProCycling Team, e somos a revendora oficial dos uniformes do time no Brasil. (link)

Preparamos este artigo especialmente sobre o tema, com as três grandes voltas e algumas das clássicas mais famosas. Continue a leitura e confira!

Giro D’Itália

Com duração de 3 semanas, a corrida, como de costume, ocorrerá em planícies e etapas mais difíceis, com trechos em montanhas. Mas o Giro D’Italia deste ano vem trazendo uma novidade: pela primeira vez, uma Grande Volta terá seu início fora da Europa.

Israel será sede da primeira etapa, que está marcada para o dia 4 de maio. A competição começa com um contrarrelógio individual de 10,1km, realizado em Jerusalém. Depois, serão mais duas etapas, de 167 km e 226 km, que passarão por cidades como Haifa, Tel Aviv e Eliat.

Terminadas as três fases, que contarão com curvas, subidas, descidas, partes planas em estradas amplas e uma subida categorizada — o Zikron Yako —, a competição seguirá para a Europa. A etapa final acontecerá em Roma e está marcada para o dia 27 de maio.

Giro em números

  • 3.546,2 km;
  • 2 contrarrelógios;
  • 6 etapas de dificuldade média;
  • 6 etapas de alta dificuldade.

Vuelta a España

volta mais famosa à Espanha também terá início com um contrarrelógio de 10 km. Marcada para 25 de agosto de 2018, a arrancada acontecerá em Málaga, cidade que acolherá quatro partidas da competição.

A rota foi revelada no último dia 13 de janeiro. E, de acordo com seu organizador, é provável que a subida de 7,3 km pelo “Caminito del Rey” faça parte das etapas de Málaga.

O pelotão passará por cidades como Granada, Almería e Jaén antes de, finalmente, dirigir-se ao norte. Em Cantábria, ocorrerá o segundo contrarrelógio individual (mas, dessa vez, serão mais de 33 km). O fim da prova será em Madrid, no dia16 de setembro.

Vuelta em números

  • 3.271,4 km percorridos.
  • 6 etapas planas;
  • 6 etapas acidentadas;
  • 5 etapas em montanhas;
  • 2 contrarrelógios.

Tour de France

Considerada a mais importante das três grandes voltas, o Tour de France deste ano terá sua largada no dia 7 de julho. Serão 21 etapas, que cobrirão uma distância de 3329 km.

Exceto por uma curta passagem de 15 km pela Espanha, a competição ficará sempre em território francês. A novidade desta edição é a volta da subida do Alpe d’Huez, que ficou de fora nos últimos dois anos.

Diferentemente das outras duas grandes voltas que acontecerão neste ano, o Tour de France já começa com uma rota plana de 195 km. O grande final acontecerá na famosa Champs Elysées, em Paris, depois de um percurso de 115 km.

Tour em números:

  • 3.329 km percorridos;
  • 8 etapas planas;
  • 5 etapas acidentadas;
  • 6 etapas em montanhas;
  • 2 contrarrelógios.

Clássicas do World Tour

Paris-Roubaix

A Paris-Roubaix acontecerá no dia 8 de Abril e, de acordo com a organização do evento, a rota será revelada em março. Essa corrida é uma das mais tradicionais do campeonato e ficou conhecida por seus trechos de estradas pavimentadas com paralelepípedos.

Milano-Sanremo

Famosa por ser a mais longa corrida de apenas um dia, a Milano-Sanremo também é conhecida como a clássica dos sprinters. Devido à grande distância a ser percorrida, o preparo do ciclista é mais importante do que a velocidade.

A prova acontecerá no dia 17 de março. Como de costume, o início será em Milão (Espanha) e a chegada, em Sanremo (Itália).

Liège-Bastogne-Liège

Mais uma entre as clássicas do World Tour, a Liège-Bastogne-Liège será no dia 22 de abril e terá um percurso de 258 km. Os ciclistas percorrerão um caminho de aproximadamente 95 km de Liège até Bastogne e, na volta, farão um percurso mais longo e bastante sinuoso até Ans.

As provas de ciclismo em 2018 não param por aí! Ainda entre as clássicas do World Tour, teremos a Ronde van Vlaanderen e a Giro di Lombardia que acontecerão, respectivamente, nos dias 1 de abril e 13 de outubro.

Gostou deste post? Não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais e fazer com que seus amigos também fiquem por dentro das principais provas de ciclismo em 2018!