Sinônimos de segurança e performance ou apenas simples acessórios? Qual é a sua percepção sobre as luvas para ciclismo? Embora sejam recomendadas para a prática de esportes com bicicleta, elas geralmente são deixadas de lado, principalmente por atletas amadores.

Apesar disso, são fundamentais para a proteção e melhoria do desempenho dos esportistas, assim como o capacete e os óculos. Pensando nisso, elaboramos este post para tratar de sua relevância. Leia o texto até o fim e conheça boas dicas para escolher esse acessório tão importante para as mãos.

Pense na segurança

Vento, chuva, sol forte, animais, imprevistos e acidentes de todos os tipos. Amador ou profissional, o praticante do ciclismo deve estar preparado para exercer sua atividade de forma segura e enfrentar as adversidades que envolvem essa prática esportiva.

Pense na seguinte situação: você está pedalando e acaba caindo. Qual parte do corpo você usa, no reflexo, para se apoiar no chão e não machucar regiões mais delicadas? Sim, a mão! 

Por isso, pensar em sua própria saúde já deveria ser mais do que suficiente para convencê-lo a utilizar luvas quando for pedalar. Afinal, esse equipamento é útil durante as quedas e também contra galhos, insetos e espinhos, evitando ou minimizando ferimentos nos dedos e tensão nos punhos.

Com a utilização desse acessório, o ciclista também previne dores nas mãos, pois ele ajuda diretamente na absorção do impacto causado nos trechos mais difíceis. Sem esse resguardo, o incômodo pode se espalhar em outras partes do corpo, como braços, ombros, costas e até no pescoço.

Escolha o tipo certo de luvas para ciclismo

Além de ser uma proteção para as mãos, o acessório auxilia diretamente em sua performance como esportista. Isso acontece porque alguns materiais permitem uma maior aderência e conforto durante a atividade. Porém, para alcançar esse resultado, tudo depende da categoria ou modalidade que você mais gosta. Ou seja, é preciso analisar sua prática para escolher o modelo correto. 

No caso do Enduro e dos trechos com mata fechada, as melhores opções são aquelas que protegem toda a extensão de sua mão. Já no Cross-country, por exemplo, o indicado são luvas fechadas até a metade dos dedos. Para provas de longa distância, há ainda as opções com gel e neoprene.

Mountain bike

Dê preferência àquelas compostas por materiais mais resistentes e capazes de revestir a mão por completo. Quem é fã de MTB sabe que os desafios em trilhas e no meio da natureza demandam bastante cautela por parte dos praticantes. 

O contato com terrenos acidentados também facilita a formação de calos e bolhas. Se você é aficionado por aventura, esses machucados podem até ser motivo de orgulho, mas não se esqueça: eles podem prejudicá-lo em um futuro próximo. Escolha modelos acolchoados e firmes.

Speed

Os adeptos do Speed precisam de conforto acima de qualquer coisa. Somente desse modo eles podem atingir altas velocidades e conseguir boas colocações em provas e campeonatos. 

Caso seu foco seja atingir grandes marcas e se dar bem em competições do gênero, opte por acessórios com boa aderência. A ventilação, muitas vezes esquecida, é outro fator relevante. Sendo assim, luvas que deixam metade dos dedos para fora são boas alternativas nessas circunstâncias. 

Por outro lado, se a rapidez competitiva não está entre suas principais metas e você pratica o ciclismo de estrada, é significativo levar outros aspectos em consideração:

  • quantos quilômetros serão percorridos?
  • quais são os indicativos meteorológicos para o período da viagem? 
  • qual é o relevo do trajeto?
  • o percurso envolve o toque com matas fechadas?

Fique atento aos materiais

Ao adquirir uma luva para ciclismo, é imprescindível ficar atento ao material com que elas foram confeccionadas e que terá contato com as palmas das mãos. Essa é a região que mais sofre com o atrito causado pelo guidão. Por isso, o ideal é optar por luvas que tenham um pouco mais de densidade na palma.

Alguns modelos disponíveis no mercado também contêm silicone nas pontas dos dedos, material que ajuda diretamente na melhoria da performance, pois facilita a pilotagem ao garantir mais aderência.

O comércio especializado ainda oferece modelos com forros, ventilados, flexíveis, com camadas de gel, neoprene e diversos outros materiais sintéticos. Por conta disso, tenha sempre em mente quais são seus objetivos como ciclista.

Diferencie o treino da competição

Fazer essa diferenciação é uma medida recomendada por inúmeros motivos. Os treinamentos possuem diversos estágios e, naturalmente, quando se aproximam das datas das provas, ficam mais intensos e simulam o desafio que vem pela frente. Isso acontece porque o seu corpo e a sua bike precisam do preparo adequado. 

Levando isso em consideração, a utilização de acessórios na preparação e, por consequência, das luvas de ciclismo, também precisa entrar em seu planejamento esportivo

Entretanto, não é necessário treinar em todos os momentos com o mesmo modelo que será utilizado em um campeonato: você pode escolher aquelas que são mais confortáveis. De qualquer forma, conheça bem o seu par competitivo e se acostume a utilizá-lo a fim de evitar surpresas negativas, ok?

Invista corretamente

Como visto neste texto, você deve levar em consideração a modalidade que você pratica com a sua bike antes de decidir qual par de luvas comprar. Se pretende realizar muitas manobras, o ideal são luvas que permitam uma boa aderência e assim por diante.

Além desse critério, não deixe de fazer uma pesquisa bem detalhada sobre marcas e modelos disponíveis no mercado. Como se trata de um segmento bastante específico, há uma maior chance de encontrar mais opções em e-commerces e lojas online de acessórios para bicicleta. Se optar pela aquisição na internet, verifique se o estabelecimento escolhido oferece garantia de troca e se tem uma boa reputação.

Lembre-se de observar se o material de sua luva é leve e resistente. Ela deve permitir ampla mobilidade e proteção. Ao experimentar um modelo, fique atento ao ajuste: estenda e feche os dedos, mova sua mão e verifique se está confortável. 

Seguindo esses passos, é provável que você faça um investimento acertado e compre um produto que se alinhe às suas expectativas como ciclista. As luvas para ciclismo são componentes essenciais para quem deseja pedalar com o máximo de segurança e conforto.

E aí, gostou do post? Agora que você já sabe como escolher esse acessório, não deixe de conferir alguns modelos de luva!