Apesar de não serem obrigatórias, as luvas para ciclismo proporcionam segurança, proteção e conforto para qualquer atleta. Elas são essenciais tanto para os ciclistas mais jovens quanto para os mais experientes. Porém, muitos deixam esse acessório de lado, pois acreditam que ele nunca será útil no futuro.

Neste artigo, vamos provar o quanto as luvas são importantes e por que você não pode ignorá-las durante a pedalada. Para incentivá-lo a acompanhar a leitura, afirmamos, sem erro, que a ausência de luvas coloca a sua saúde e o seu desempenho em risco.

Quem descobrir o porquê? Então, veja abaixo!

Segurança

Em nossa cidade, sofremos com ruas esburacadas, falta de iluminação nas vias e motoristas imprudentes. Até os atletas mais experientes não estão seguros em relação a esses problemas que surgem no meio do caminho.

Basta um imprevisto para ocorrer um acidente grave. Neste momento, usamos nossas mãos como escudo para minimizar os efeitos da queda. No entanto, essa tática pode não dar certo e resultar em diversas escoriações pelas mãos.

Ao usar uma luva, você terá mais segurança para se proteger de ferimentos. Mas é importante lembrar que você depende também de um bom capacete para evitar contratempos.

Proteção

A luva para ciclismo previne suas mãos contra calos e bolhas. Além disso, você estará livre de uma lesão que prejudica bastante os atletas durante as provas: a paralisia do guidão.

Esse traumatismo afeta um dos principais nervos da mão — o ulnar. Ele é responsável pelo dedo anelar e dedo mindinho, assim como os movimentos finos dos membros superiores.

Quem vira vítima da lesão sofre durante a prova. Em alguns casos, o desconforto é tão grande que é possível perder a chance de garantir os primeiros lugares no pódio.

Conforto

O desconforto é um dos motivos pelos quais os ciclistas não gostam de usar luvas durante as pedaladas. Todavia, para a nossa sorte, foi desenvolvido novos modelos que facilitam as manobras dos atletas.

Graças à tecnologia, as luvas têm um pequeno furo na parte da frente da mão para facilitar a transpiração. Além disso, possuem uma almofada na palma para maior proteção.

Estilo

As luvas para ciclismo são uma excelente opção para o ciclista que gosta de unir moda com segurança. Esqueça aqueles modelos tradicionais que você já conferiu nas principais lojas do mercado.

Hoje, é possível encontrar diversos modelos que combinem com seu estilo. A dica é comprar luvas pelas lojas virtuais. Aqui, você terá variedade, economia, praticidade e segurança.

Percebeu o quanto as luvas são importantes para um ciclista? No entanto, antes de efetuar a sua compra, vá em uma loja física ou peça um modelo emprestado a um conhecido para que você verifique qual é a medida correta desse acessório para as suas mãos.

E é sempre importante ficar atento: luvas apertadas cortam a circulação dos dedos e causam entorpecimento das mãos.

E você? Tem alguma dúvida sobre a luva para ciclismo ou outro acessório que impacta diretamente no seu desempenho nas provas? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos para otimizar seus treinos.