A prova Amstel Gold Race faz parte das clássicas do ciclismo na região das Ardenas e é realizada anualmente nas colinas de Limburgo, na Holanda. O evento ocorre desde 1966 e foi incluído no Campeonato Mundial de Ciclismo desde 1989. Atualmente, é uma das provas do UCI World Tour e UCI PRO.

Todo ciclista gosta de participar de grandes provas, e a Amstel Gold Race é uma delas, sempre presente no calendário dos atletas, em que figura entre as mais cobiçadas, por conta do nível dos participantes, da dificuldade e da emoção no percurso.

Quer saber mais detalhes de como pedalar nesse lugar que encanta não só os holandeses? Confira mais sobre as características da prova a seguir! Boa leitura!

Como a Amstel Gold Race é disputada?

Conhecida também como “Corrida da Cerveja”, devido ao patrocinador, a Amstel Gold Race faz parte das provas de ciclismo de estrada e tem 261 km de percurso disputado nas cidades de Maastricht e Valkenburg.

O percurso apresenta 35 subidas, repletas de emoções e adrenalina, com a etapa inicial em Eyserbosweg, Fromberg, Keutenberg, Cauberg, Geulhemmerberg e a chegada em Bemelerberg.

Como foi a disputa pelo título em 2017?

Em 2017, em sua 52ª edição, houve a mudança de percurso na Amstel Gold Race, em que Cauberg servia de final para a prova, mas passou a ficar a 18 km da linha de chegada. Apesar da alteração no trajeto, isso não foi motivo de impedimento para que o atleta belga Philippe Gilbert conquistasse o lugar mais alto do pódio.

Com um tempo de 6 horas, 31 minutos e 36 segundos, o ciclista da QuickStep-Floors fez um sprint emocionante com o polonês Michal Kwiatkowski da Team Sky, para conquistar a quarta vitória na competição holandesa.

Quais os maiores desafios dessa prova?

A prova é repleta de desafios, ainda mais por apresentar estradas mais estreitas e com um número de curvas elevado, o que implica diversas dificuldades para o pelotão.

A competição é vista como uma das mais difíceis pelos atletas por causa das colinas, já que, em algumas, é preciso fazer a subida mais de uma vez ao longo do percurso.

Quem são os maiores vencedores da Amstel Gold Race?

O maior vencedor da prova é o holandês Ja Raas, que conquistou o primeiro lugar em cinco ocasiões, com o tetracampeonato de 1977 a 1980, e o quinto título em 1982. Depois dele, aparece Philippe Gilbert, que, com o título de 2017, chegou a quatro triunfos, com o primeiro pódio em 2010, seguido por vitórias em 2011 e 2014.

O terceiro detentor de mais vitórias da Amstel Gold Race é o italiano Enrico Gasparotto, da equipe Bahrain Merida, com dois títulos — um em 2012, e outro em 2016.

Sem dúvidas, a Amstel Gold Race é uma das provas mais prestigiadas no ciclismo e, para não perder tempo, programe-se para acompanhar a edição de 2018, que tradicionalmente ocorre no mês de abril.

Gostou deste conteúdo? Para ficar por dentro das novidades do ciclismo e das competições clássicas, como a Amstel Gold Race, não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter!