Fazer a manutenção de bike com regularidade não é apenas uma questão de estética. Manter seu equipamento sempre limpo evita possíveis estragos decorrentes do acúmulo de sujeira. É muito comum, por exemplo, que alguns componentes sofram processo de oxidação por causa do excesso de sal acumulado em diversas partes da bicicleta.

Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para você saber quando limpar sua bicicleta e como fazer isso de maneira adequada. Confira:

Com que frequência devo fazer a manutenção de bike?

A frequência da limpeza depende do quanto a bicicleta é utilizada e o tipo de atividade. Se você pratica mountain bike, por exemplo, é provável que tenha de retirar a sujeira toda vez que voltar de um treino. A limpeza mais profunda pode ser feita uma vez por semana.

Por outro lado, se você costuma pedalar em locais secos, a melhor maneira de limpar seu equipamento é com um pano seco que não solte fibras. Isso evita que retalhos do pano possam danificar partes da bike com lubrificantes.

Como fazer uma limpeza de bike em casa?

Comece procurando um lugar adequado para a limpeza. Se você mora em uma casa, pode utilizar a garagem. Se, por outro lado, mora em um apartamento, é interessante comprar um tapete específico para isso, que absorva líquidos como óleos e lubrificantes.

Passe um pano levemente úmido pelo quadro. Em especial, dê atenção às manetes, avanço, canote de selim e na parte do quadro próximo ao suporte de caramanhola. Esses componentes costumam receber mais suor e, por isso, têm mais chance de apresentar corrosões.

Use produtos apropriados para bicicletas

Caso sua bike esteja com muita lama, use um balde com água e detergente especial para bicicletas, ou sabão neutro. Tome cuidado para que os líquidos não escorram para locais com lubrificante.

No caso das rodas, uma boa maneira de limpar a sujeira é pedalar em uma rua de paralelepípedos. Com o impacto, os resíduos devem sair. Se não, use uma esponja com água e deixe a roda na vertical para não molhar o cubo.

Enxugue completamente a sua bicicleta depois dos passeios e certifique-se de guardá-la sempre seca. Com o tempo, a água acumulada pode enferrujar seu equipamento. Outra dica é retocar marcas e arranhões no corpo de sua bicicleta, mesmo que eles sejam pequenos. Eles podem acabar se transformando em pontos de ferrugem, que comprometem o bom funcionamento da sua bike.

Quando levar a bike a um profissional?

O ideal é que você leve a bike para uma revisão especializada no máximo a cada três meses. O profissional será capaz de verificar os freios, regular câmbio ou fazer uma lubrificação mais profunda. É importante que ele dê atenção especial para cabos e conduítes, que devem ser trocados a cada seis meses, e à caixa de direção, que deve ser lubrificada mensalmente.

A manutenção de bike é uma maneira de prolongar a vida útil do seu equipamento e de protegê-lo de ranhuras e outros danos. Por isso, fique sempre de olho nas sujeiras acumuladas, especialmente nos cantos dos quadros.

Conhece outras dicas para manter sua bicicleta limpa? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!