O ganho de elevação é uma medida  que mostra o quanto de subida um ciclista terá para completar um determinado trajeto. Ele é basicamente a soma de todas as subidas feitas durante o circuito. Por exemplo: se você tem um caminho que tem uma altitude de 100 metros e, nele, encara uma subida de 200 metros e depois uma outra de 400 metros, a sua elevação total foi de 300 metros.

No entanto, quais são as principais informações relacionadas ao ganho de elevação? Confira as nossas dicas para aprimorar o seu treino na subida.

1. Conheça o seu perfil de elevação

O perfil de elevação mostra como uma determinada secção transversal de um terreno sobe e desce. Com esse perfil, é possível medir a altitude máxima, a altitude mínima, o desnível, a inclinação e diversas outras informações importantes sobre o seu trajeto.

Por meio de ferramentas como o Google Maps, Runkeeper, Strava e Map My Ride, é possível marcar o seu trajeto e checar os níveis de altimetria no circuito que você vai percorrer.

2. Mantenha um ritmo seguro na pedalada

Encontrar uma cadência é importante para que você não fique cansado ou ofegante. Se você utilizar uma cadência menor, vai exigir mais força dos seus músculos e, se a demanda for maior do que a que você está acostumado, ficará ofegante. Treine a cadência nas subidas gradualmente para se acostumar com segurança a esse tipo de exercício.

3. Utilize a respiração da maneira correta

Em subidas longas, respire profundamente e com lentidão. Caso você respire rapidamente, isso vai fazer com que o seus pulmões e coração batam mais rápido. Por isso, tente manter uma respiração equilibrada. 

Respire de maneira profunda, mas não segure o ar por muito tempo, senão você pode acabar segurando gás carbônico no seu organismo, o que pode provocar tontura, cansaço muscular e até náusea.

4. Não force o seu pedal

Escaladas proporcionam ambientes únicos para os ciclistas. Contudo, forçar os pedais pode tornar a sua situação mais difícil. Colocar muita pressão na sua bike pode ocasionar perda de tração e, por consequência, de controle. Tenha uniformidade na sua cadência e na pressão que você coloca no seu exercício.

5. Fique na postura correta

Manter uma postura correta é vital para o seu desempenho em subidas. É muito tentador levantar do banco para colocar mais pressão sobre os pedais, mas pedalar em pé faz com que você canse mais. Além disso, isso faz com que as suspensões traseiras e dianteiras roubem mais força da sua pedalada.

Uma técnica apurada é você se manter sentado e mergulhar o seu peito em direção ao guidão. Assim você vai conseguir colocar peso na sua roda dianteira e ter uma maior aderência.

6. Verifique a sua saúde

Nunca se esqueça de checar a sua saúde. Elevações são atividades que exigem muito do seu corpo e verificar se você está saudável e apto para fazer atividades físicas é indispensável!

Gostou das nossas dicas para melhorar o seu ganho de elevação? Conheça ainda mais no nosso artigo sobre a altimetria da Vista Chinesa.