O ciclista tem uma rotina rigorosa de treinos, alimentação balanceada, hidratação, processos para ajudar a recuperação após os treinos, além de outras exigências para evoluir no esporte. Uma dessas exigências é o investimento em uma boa bermuda para o ciclismo.

Usada para aumentar o conforto durante as provas e treinos, o ciclista deve escolher uma bermuda para ajudá-lo — e não atrapalhar. No post de hoje, saiba como escolher a bermuda para ciclismo ideal para melhorar suas pedaladas. Continue a leitura!

Os benefícios da bermuda para ciclismo certa

Embora algumas pessoas a vejam com um certo preconceito por ser muito justa, a bermuda de ciclismo é um dos itens mais importantes do esporte.

Além de ajudar na performance e proporcionar maior velocidade durante os treinos e competições quando escolhida de forma correta, ela ajuda o ciclista a melhorar a circulação sanguínea, evitando a fadiga muscular, câimbras e a sensação de dormência nos músculos.Isso ocorre devido a compressão do tecido, que permite uma melhor movimentação do corpo e uma rápida recuperação muscular.

Uma boa bermuda possui tecido tecnologicamente adequado, auxiliando na transpiração, no controle térmico do ciclista e, por ter um forro especial, acolchoado, evita as dores provenientes do contato e pressão do selim, além de poder ser lavada como qualquer outra peça de roupa. Portanto, para que você possa escolher a melhor bermuda, conheça as características nas quais você deve prestar especial atenção:

Tecido

O tipo de tecido da bermuda de ciclista é muito importante. Ele não só ajuda a segurança do esportista contra lesões, como também pode interferir desempenho do atleta. As opções mais modernas usam a poliamida em sua composição – juntamente com o elastano -, para ajudar na compressão e ajustar a bermuda ao corpo do ciclista.

O simples fato de estar justa no corpo oferece uma maior aerodinâmica, causando um desgaste bem menor ao pedalar do que outros modelos. Isto ocorre porque as bermudas próprias para o esporte oferecem menor resistência ao vento em velocidades altas, ao contrário de outras bermudas mais largas que exigem um esforço maior do ciclista.

Outro detalhe que auxilia o atleta são as entradas nas laterais das bermudas. A presença destes cortes não é importante apenas para a aerodinâmica, mas também para um controle térmico do corpo.

Além das entradas de ar, as fibras do tecido das bermudas de ciclismo permitem uma maior absorção do suor e facilitam a evaporação, fazendo com que a pele do ciclista fique sempre seca.

O material também possui propriedades que permitem o tratamento químico para a proteção contra ações naturais, como a exposição ao sol e à chuva e proteção antibactericida. Este tratamento impede que bactérias e fungos se espalhem pela bermuda e causem mau odor ou danos à sua roupa.

Costura e construção

A costura e a construção da bermuda para ciclismo também são de requisitos extrema importância na hora da compra. A bermuda deve se encaixar ao corpo do ciclista, sem estrangular suas extremidades (área abdominal e área da coxa), para não ficar desconfortável e atrapalhar nas pedaladas.

Além disso, a costura não deve ser sobreposta, mas realizada lado a lado no tecido, evitando que provoquem assaduras durante o treino ou competição.

Outro fator importante é que a roupa íntima não deve ser utilizada quando o atleta for treinar ou participar de alguma competição. Devido a compressão da bermuda, as partes elásticas das roupas íntimas geram atrito com a pele ao realizar o movimento contínuo das pedaladas. Isto pode fazer com que a atividade se torne mais desconfortável, causando assaduras e arranhões na pele.

Forro 

Quando andávamos de bicicleta na infância por um longo período, ficava bem difícil de sentar depois. Você se lembra? Isso também acontece com  os ciclistas! Por isso, há a necessidade de uma bermuda com um forro.

Quando andamos de bicicleta, o movimento das pedaladas causa um impacto no quadril e na virilha. Este impacto é absorvido diretamente pelos ossos e músculos da região, que se desgastam e acabam causando as famosas dores e assaduras conhecidas na infância.

O forro é uma proteção esponjosa, feita de espuma ou de gel, instalada na bermuda na região da virilha. Ele serve como um amortecedor, absorvendo a maior parte do impacto, de forma que o contato entre o quadril e o selim seja mais confortável durante as pedaladas.

Além de aumentar o conforto do impacto causado entre o quadril e a bicicleta, o forro anatomicamente modelado também responde pelo encaixe da bermuda ao corpo, trabalha a troca de umidade, mantém a temperatura corporal equilibrada e protege o atleta da ação de bactérias por acumulo de suor.

A proteção contra as bactérias do forro é mais um motivo para que você não utilize roupas íntimas ao pedalar. Como ele já possui um tratamento específico antibactericida, o seu uso sem a roupa íntima torna-se mais higiênico.

Cada bermuda, bem como seu forro,  é confeccionada de acordo com o tipo de pedalada que você deseja realizar, seja ela mais curta ou mais longa. Além disso, é importante ficar atento também quanto às diferenças dos modelos masculinos e femininos. Os forros possuem formas diferentes, próprios para se adaptarem confortavelmente a anatomia tanto de homens quanto de mulheres.

Modelos

Os modelos mais indicados de bermuda para ciclismo têm a parte mais alta nas costas e a parte mais baixa na frente. Isso evita que haja compressões nos órgãos internos do ciclista durante a prova ou treino. Dê preferência para bermudas com cores que podem ser notadas mais facilmente, mesmo durante o dia.

Cada vez mais, os fabricantes responsáveis se preocupam com a qualidade e com a eficiência de seus produtos. Por isso, vale lembrar a máxima — “o barato pode sair caro”.

Não perca eficácia em suas provas porque escolheu uma bermuda para ciclismo de procedência duvidosa a um precinho bem abaixo do usual! Você não vai se arrepender se investir em uma modelo de qualidade.

E então, achou interessante o nosso post sobre como escolher uma bermuda para o ciclismo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este!