A bicicleta como alternativa de locomoção vem se tornando cada vez mais comum nas grandes cidades. As pessoas optam por esse meio de transporte para fugir de trânsitos intensos, tornando o deslocamento mais prazeroso e menos estressante. Existem também os amantes da prática do ciclismo que buscam bem-estar físico e espiritual.

Ambas as situações possuem a bicicleta em comum, mas qual a roupa ideal para se usar nesses momentos? Veja algumas dicas no texto de hoje!

Escolha a roupa ideal para andar de bicicleta

Sabemos o quanto manter a sua segurança e o conforto é importante enquanto você anda de bicicleta. Pensando nisso, sempre quando for escolher uma peça de roupa para pedalar em trilhas ou nas grandes cidades, não analise somente a beleza do material. Verifique também detalhes importantes relacionados ao sexo, tamanho, conforto, finalidade (transporte urbano ou prática desportiva), modalidade que pretende praticar, entre outros.

Dessa forma, você consegue conciliar beleza, praticidade e segurança e, certamente, seu trajeto será mais tranquilo.

Cores marcantes deixam o ciclista mais visível

Independente da ocasião, é muito importante lembrar que o ciclista precisa ser visto por carros e motocicletas. Por isso, a dica é evitar cores camufladas e optar por roupas coloridas que se destaquem. Caso não seja possível, busque acessórios coloridos como o capacete.

Se for pedalar à noite, lembre-se do uso de sinalizadores, faróis e pisca alertas. Coletes e faixas reflexivas fluorescentes também podem ser usados. O que importa é que você seja visto em ambientes de pouca luminosidade.

Capacetes devem se ajudar perfeitamente

O uso de capacetes é obrigatório independente da distância percorrida.

Existem vários modelos, que se ajustam bem a cabeça e que permitem ventilação. Experimente antes de comprar e veja se fica bem ajustado rente ao queixo e pescoço. Um capacete frouxo não funciona!

Também é preciso observar se o capacete escolhido possui certificado de segurança internacional ou se foi homologado pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia.

Bretelles são a preferência dos mais experientes

A roupa ideal para o ciclismo é específica para o esporte e possibilita performance maximizando o conforto. As bermudas e os bretelles para o ciclismo, por exemplo, têm um forro acolchoado, trabalham a compressão para benefício da circulação sanguínea e oferecem tratamentos antibactericidas e proteção UV. A Assos possui vários modelos disponíveis no Brasil!

As bermudas são a opção para os ciclistas que não gostam da compressão feita pelas alças dos bretelles, mas esses últimos oferecem uma estabilidade maior do corpo do ciclista e, por isso, costumam ser a opção dos mais experientes.

Camisetas devem ser justas, mas não apertadas

Os jerseis ou camisas (de manga curta ou longa) devem ser modelados junto ao corpo, ou seja, bem justos. Mas cuidado, não devem apertar o corpo. O ideal é que sejam usadas sobre uma segunda pele para melhor absorção do suor e mais proteção contra as variações climáticas.

A escolha da camiseta com ou sem manga dependerá do clima e da região onde você vai pedalar. A regra é o bom senso: em dias ensolarados, use roupas com mangas curtas ou sem mangas; nos mais frios, use mangas longas. Por isso, é ideal ter as duas peças em seu guarda-roupa para não ser surpreendido pelas mudanças drásticas de temperatura.

Bolsos para tudo

Geralmente, o que você leva em seu bolso para pedalar? Grande parte dos ciclistas carregam documentos, ferramentas, barras de cereal, câmeras e suplementos.

Esse excesso traz incômodo para o ciclista, especialmente se o bolso da sua roupa for pequeno. Para evitar desconforto, verifique quantos bolsos tem a camiseta que você pretende comprar. No mercado, é possível encontrar opções com um, dois ou até três bolsos. Como eles são fundos, há espaço para colocar vários itens.   

O calçado depende da circunstância

As sapatilhas que se prendem diretamente no pedal proporcionam maior liberdade e leveza. No entanto uma pedalada curta, mais para um passeio, pode usar um tenis esportivo.

Pedalando para o trabalho: um capítulo à parte

Se você optou por utilizar a bicicleta como meio de transporte entre a sua casa e o trabalho ou escola, certamente não usará bermudas e camisas justas. Por isso, você pode optar por tecidos mais leves e blusas que sejam abertas na frente, para possibilitar melhor ventilação e não chegar suado ao seu destino.

Algumas dicas podem ser extremamente úteis para pedalar com roupas de trabalho mais formais: evite calças de boca muito larga, prefira tecidos elásticos, busque peças com tratamento resistente à água e que não retenham calor. Algumas marcas importantes estão desenvolvendo produtos específicos para essa finalidade.

Entretanto, mesmo nesse caso, não se esqueça dos itens de segurança citados anteriormente: capacete (de preferência, bem colorido), joelheiras e cotoveleiras.

Hoje, a vida do ciclista é mais prática devido ao avanço da tecnologia. É possível encontrar materiais como zíper e elástico fabricados exclusivamente para a atividade. Esses modelos, geralmente, respiram melhor, suportam sol e chuva e tem o poder de proteger a sua saúde, evitando vários desconfortos, entre eles, a assadura.  

Além disso, não há dificuldade para lavar as roupas de ciclista. O procedimento é semelhante ao utilizado com as roupas normais. De fato, essas características trazem mais conforto e praticidade para o seu dia a dia.

Onde comprar roupas de ciclismo? 

Loja virtual é o melhor lugar para comprar peças de roupa de ciclismo. Além da praticidade e segurança, elas possuem uma boa variedade de modelos. No entanto, antes de finalizar o seu pedido, saiba quais são as suas medidas e pergunte ao seus amigos se o site do qual você pretende comprar é confiável. Siga essas instruções para acertar no modelo. 

É muito importante estar atualizado e informado sobre qual a roupa ideal para a hora de pedalar, pois vestimentas e equipamentos inadequados podem dificultar a locomoção e ocasionar lesões.

Por isso, procure peças que proporcionem segurança e conforto. Gostou das dicas de hoje? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!