Saber como lavar a roupa de ciclismo sem danificar o tecido ou comprometer o ajuste e o caimento das peças, é fundamental. Como qualquer outro acessório utilizado durante o esporte, o vestuário é importante para ajudar na movimentação do atleta, podendo inclusive influenciar em seu desempenho.

Para que suas roupas de ciclismo durem mais tempo, preparamos algumas dicas sobre como higienizá-las da maneira adequada. Boa leitura!

Leia a etiqueta para saber como lavar a roupa de ciclismo

Fabricantes indicam nas etiquetas todas as especificidades da roupa. É como um pequeno manual que você pode consultar sempre que estiver com dúvidas sobre o tipo de lavagem. Além disso, a maioria das roupas de ciclismo já possuem instruções especiais sobre quais produtos podem ou não ser utilizados durante a limpeza. Dê mais atenção a isso caso a sua roupa seja desenvolvida com algum tipo de tecnologia exclusiva.

Evite deixar as roupas sujas por muito tempo

Deixar as roupas de ciclismo molhadas de suor em uma pilha de roupas sujas pode danificar o tecido ao longo do tempo de uso. A umidade é um terreno fértil para bactérias e contribui para manter o odor impregnado nas peças. Se não puder lavá-las assim que chegar do treino, procure mantê-las penduradas e arejadas.

Prepare as peças

Antes de colocá-las na máquina, feche todos os zíperes e cole todos os velcros, para que eles não grudem no material das peças e os danifiquem. O mesmo vale para acessórios como luvas e joelheiras, caso você as lave junto da roupa principal. E se você treinou em ambientes com muita lama, por exemplo, retire o excesso de sujeira antes de lavar as roupas. 

Use água fria e lavagem para tecidos delicados

A lavagem na máquina pode ser feita, desde que seja com água fria. O calor da água quente pode comprometer a elasticidade da roupa de ciclismo. Se preferir, utilize o modo “tecidos delicados” da sua máquina de lavar. 

Dose a quantidade de sabão e não utilize amaciante

Você pode sim utilizar sabão de lavar roupas para limpar as suas peças, mas jamais use amaciante. As roupas de ciclismo costumam ter tecnologias que permitem que elas sejam “respiráveis”, e os amaciantes podem fazer com que as fibras do tecido retenham a umidade, em vez de deixá-la passar. Em alguns casos, o produto pode ser substituído por vinagre (colocar meia xícara na máquina de lavar), que age como um amaciante natural. 

Pendure as peças no varal

Secadoras de roupa podem danificar os tecidos delicados da sua roupa de ciclismo, porque elas rompem as fibras. Além disso, o calor também é prejudicial ao material e as peças podem encolher. Por isso, prefira utilizar o varal e deixe as roupas secarem naturalmente.

Entender como lavar a roupa de ciclismo é o primeiro passo para fazê-la durar mais tempo. E, se for adquirir uma vestimenta nova, lembre-se de procurar lojas especializadas a fim de comprar um produto de qualidade e segurança. Nas lojas online você encontra tudo isso e ainda tem a praticidade de fazer uma compra fácil e ágil!

O que você achou deste artigo? Quer receber outras dicas para cuidar dos seus acessórios de ciclismo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro!