Alguns cuidados com a bicicleta são essenciais para garantir a sua conservação e vida útil longa. O mais interessante é que não é necessário ser um especialista no assunto para deixar tudo brilhando. Pensando nisso, vamos fornecer diversas orientações para que você aprenda como preservar a sua bicicleta. 

Aqui, você terá acesso a dicas simples, práticas e eficientes. Então, continue a leitura! 

1. Limpe a bicicleta 

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer meio clichê, mas nunca é demais lembrar o quanto a limpeza da sua bike é fundamental para conservá-la por mais tempo. O ideal é reservar, pelo menos, um dia da semana para remover as sujeiras. Um simples pano seco é o suficiente para eliminar todos os resíduos.

Provavelmente, você gosta de pedalar em trilhas, já passou por locais com lama ou sentiu bastante adrenalina em um percurso com chuva. Nesses casos, após o fim do trajeto, lave os componentes da bicicleta com água e sabão. Limpe com uma esponja embebida em produtos não abrasivos. Logo em seguida, seque com um pano.

Aqui, vale uma dica interessante: uma cobertura de cera deixa a sua bike limpa por mais tempo.

2. Use lubrificante 

Após secar a bike, lembre-se de lubrificar com óleo os componentes móveis, como: 

  • catraca de marchas; 
  • corrente; 
  • pedais; 
  • rolamentos que impedem a oxidação. 

Não use querosene, óleo de cozinha e qualquer tipo de solvente, pois eles danificam a sua bicicleta. A mesma atenção deve ser redobrada com o excesso de lubrificantes. Portanto, fique ligado e evite prejuízos.

3. Pinte a bike 

Sem exageros, a pintura é um dos principais escudos contra a oxidação da bicicleta. Todo ciclista deve observar se a sua bike contém danos, arranhões ou locais descascados. Caso encontre algo diferente, pinte-a imediatamente para se prevenir contra a ferrugem. 

No entanto, é comum não encontrar uma tinta de cor semelhante à da sua bike. A saída é optar por esmalte comum, verniz para unhas ou uma base transparente para evitar mais estragos. 

4. Faça ajustes nos acessórios  

Quem tem carro sabe como a calibragem dos pneus é importante não só para manter a boa performance do veículo, mas também a sua segurança. No caso das bikes, há também alguns componentes que precisam ser ajustados frequentemente. Veja alguns:

  • guidão; 
  • câmbios;
  • selim;
  • sapatas de freio;
  • parafusos desregulados. 

Não se esqueça desses cuidados com a bicicleta, pois um pequeno deslize pode gerar acidentes sérios, desconfortos durante a pedalada e desgaste dos itens da bike.

5. Fique atento a imprevistos 

Ao perceber qualquer barulho estranho em sua bike, vá a uma oficina mais próxima. Geralmente, bicicletas novas têm garantia para executar check-ups em determinados períodos. Para outros casos, a revisão periódica completa é fundamental, pois aumentam a durabilidade dos equipamentos. 

6. Guarde sua bike corretamente

Para evitar mais problemas, opte por guardá-la em lugares fechados e secos. Dê preferência para ambientes que não tenham umidade, sol, chuva e vento. Agentes oxidantes e/ou corrosivos metálicos também não são bem-vindos para a sua bike. Se você não tem um espaço grande em casa, pode guardar a bicicleta suspensa na parede ou no texto. 

Após descobrir alguns cuidados com a bicicleta, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas orientações? Sem dúvidas, eles serão gratos por isso!