A moda está em todas as esferas, e não seria diferente com as principais equipes de ciclismo do mundo, não é mesmo? Assim como em qualquer outro esporte, no ciclismo as roupas têm a responsabilidade de passar mais que a informação sobre a equipe e o atleta, transmitindo também uma mensagem, uma ideia, se fazer notar e intimidar. É com este conceito que são desenvolvidos os uniformes para ciclismo dessas equipes.

Em comparação com os modelos usados no UCI World Tour do ano passado, alguns dos pelotões não tiveram grandes mudanças, já outros decidiram inovar bastante. Por isso, preparamos aqui um descritivo com os estes uniformes, para você identificar suas equipes prediletas.

FDJ

A FDJ permaneceu com seu kit predominantemente branco para 2016, e a mesma camisa Thibaut Pinot usada na última temporada do Tour de France.

Ag2r La Mondiale

O kit da Ag2r La Mondiale divide opiniões. Com seu uniforme quase todo marrom, peitoral brando e uma das mangas azuis, as peças combinam com a cor das bicicletas.

Lampre

O kit de cor fúcsia da Lampre tornou-se característica singular da cor do pelotão e ele está de volta este ano. Não há muita novidade no uniforme de 2016, afinal é muito semelhante às versões anteriores, e a equipe italiana está mais interessada é em garantir o sucesso nas competições.

LottoNL-Jumbo

A LottoNL-Jumbo não aproveitou muito do sucesso em 2015, e, dessa forma, não mudou grande coisa em seu visual.

Patrocinado pela loteria nacional holandesa, as bolas de loteria amarelas permanecerão na camisa deste ano, mas eles já trocaram suas camisas predominantemente amarelas pelo branco em 2016.

Etixx-QuickStep

A Etixx-QuickStep teve o kit mais bem votado em 2015, porém, eles sofreram algumas mudanças drásticas desde então.

A chegada de Marcel Kittel foi acompanhada pela notícia que Lidl teria vindo junto como copatrocinadora, e assim foi dado ao kit uma reforma geral.

Agora ele é predominantemente azul, e o logotipo da marca de supermercados alemã exibido com destaque nos ombros e nas costas.

Orica GreenEDGE

A opinião deles é que se está estragado, não precisa ser corrigido. A Orica-GreenEDGE tem mantido essas palavras no coração e mais uma vez trará um uniforme branco, verde e azul.

Com Simon e Adam Yates empenhados em novos contratos, a equipe australiana terá uma abundância de patrocinadores nas costas e seu kit será relativamente fácil de detectar no pelotão.

Dimension Data

A equipe Dimension Data está estreando no WorldTour esse ano. O conjunto que veremos Mark Cavendish usar neste ano, depois de ter assinado contrato de três anos com a equipe da África, possui um design que mudou bastante em comparação ao último ano. As cores permanecem as mesmas, mas sai das listras pretas e brancas para uma visual que agradará mais aos fãs.

Giant-Alpecin

A equipe colocou duas listras brancas na camisa, as quais chamaram de “Keep Challenging”. O que remete às faixas de corrida das ruas. Fora isso, a equipe masculina mantém a camisa preta com logotipo grande vermelho da Alpecin, adicionando um toque de cor ao uniforme.

Trek-Segafredo

O uniforme da equipe permaneceu inalterado desde a edição de 2015, seguindo a mesma tendência de 2014, com a concepção da camisa com riscas na parte de baixo e uma metade branca.

Uma das principais mudanças para 2016 está no intertítulo na blusa, com o patrocinador Segafredo colocando seu nome no meio da camisa. O “S” vermelho da marca de café mantém as coisas no ponto, juntamente a borda das mangas vermelhas.

Astana

A Astana tem experimentado e testado o uniforme para 2016, embora eles pretendam trocar a camisa dos líderes para o Grand Tour e depois Vuelta da España.

Apesar de algumas exceções em campeonatos distintos, o kit ainda é do mesmo céu azul (com detalhes amarelos) que apresenta na bandeira nacional do Cazaquistão e é certamente fácil de detectar no pelotão.

Movistar

A equipe trouxe Nairo Quintana para trocar as cores azuis tradicionais da equipe para o maillot jaune em 2016. Além disso, a braçadeira branca na manga e um bolso traseiro branco, juntamente com aquele grande M verde da Movistar adicionam um detalhe atraente ao uniforme.

BMC Racing

BMC Racing fez grandes mudanças para 2016, começando com Richie Porte se juntado à equipe como colíder, além claro, do visual da equipe. O uniforme da temporada contará com um conjunto de preto e vermelho e a marca da equipe bem destacada em branco no peito e nos braços.

Lotto-Soudal

O kit vermelho retrô da Lotto-Soudal tem grande popularidade. Os logos dos ombros foram retirados, pois a Joker não patrocina mais a equipe.

A equipe tem grande torcida, especialmente pela performance de Andre Greipel que desde o ano passado no Tour de France tem seguido uma forma incrível, tendo o alemão vencido quatro etapas da competição.

Team Sky

A camisa preta, com listra vertical azul na parte traseira permanece, mas agora possui detalhes em céu azul e listras brancas na parte da frente também. Para os fãs, essa mudança fará a equipe ser mais facilmente detectada no pelotão.

Tinkoff

A Tinkoff conta com o campeão mundial masculino, Peter Sagan. Para 2016, o eslovaco optou por shorts pretos com a camisa arco-íris. O resto dos seus companheiros de equipe estarão com amarelo flúor, como aconteceu com o conjunto de 2015, menos o logotipo do patrocinador Saxo Bank.

Cannondale

Os Cannondale Pro Cycling estão de volta. Eles ainda são propriedade da Slipstream Sports, mas não mais tem o Garmin entre os patrocinadores. A equipe voltou com uma camisa all-green para 2016, o que eles misturam com os shorts pretos.

Katusha

A equipe Katusha abandonou a camisa branca do ano passado por algo muito mais agradável esteticamente. Apesar do logotipo proeminente, o kit deste ano forma um conjunto elegante e apresenta uma grande melhoria no design em relação a 2015.

Seja você um amante do esporte, ou alguém que está começando a acompanhar agora os campeonatos pelo mundo, já saberá identificar cada um dos pelotões nas disputas através dos seus uniformes para ciclismo. Quer ficar sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo do ciclismo? Então assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades!