Muitas pessoas falam sobre a rotina de um atleta. Basta parar alguns minutos para pensar e já conseguimos imaginar um dia a dia repleto de treinos e de alimentação regrada, certo? Mas, como você deve imaginar, vai muito além disso!

Pensando nisso, criamos este post contando um pouco sobre a rotina de atleta profissional de ciclismo. Se você quer entender mais sobre o que fazer para se tornar um, então não vá embora antes de ler até o final! A ASSOS patrocina a EQUIPE BMC PRO CYCLING e está por dentro de toda essa rotina!

Tenha bons equipamentos

A preparação de um ciclista profissional envolve muita força de vontade (e gastos financeiros). Para começar, é preciso investir nos equipamentos. A bike e o capacete são só o primeiro passo, pois você também vai precisar comprar uniforme, artefatos de segurança e outras peças de preparação.

Aposte no condicionamento físico

O condicionamento físico é outro ponto indispensável na rotina de atleta profissional. É importante correr, malhar e estar pronto para conseguir pedalar bem. Para isso, não deixe de investir em uma base sólida de preparação.

Invista em uma alimentação equilibrada

A alimentação também não pode ser largada — muito pelo contrário. É fundamental que o atleta se esforce para comer bem, investindo em carboidratos e proteínas, além de muitas frutas.

Outro ponto importante é a hidratação. O atleta deve sempre beber muita água, água de coco e isotônicos, pois assim o corpo dá conta de todo o esforço que será submetido.

Por outro lado, “junk food”, ou seja, comida ruim, deve ser banida (ou consumida em pequenas porções). Deixe de lado os biscoitos, refrigerantes e outras coisas desse tipo.

Adote uma rotina compatível

É bem provável que você já tenha ouvido falar que um atleta sério “dorme cedo e acorda cedo”. Se você quer adotar essa rotina, então é bom pensar que terá de fazer isso também. Além disso, é bom deixar para trás o hábito de fumar ou beber.

Preserve seus equipamentos

É bom manter a bike sempre limpa, regulada e devidamente revisada. Essa é uma maneira de demonstrar que você leva tudo a sério e está empenhado nesse processo (que não combina nada com uma bike largada ou com aquele aspecto de que vai desmontar a qualquer momento).

Esteja antenado

A rotina de atleta profissional envolve ter todas as atenções voltadas para a prática desse esporte. Isso significa que você deve estar sempre estudando, procurando novidades, entendendo os impactos e tendências.

Quando estamos esforçados em aprender mais, acabamos aprimorando nossas habilidades. Então, nada de ficar para trás!

Tenha patrocinadores

Qualquer atleta profissional sério precisa de patrocínio. Como você já deve ter percebido, as despesas são muito altas e o patrocínio ajuda um pouco. Procure parentes, amigos ou conhecidos que possam investir em você.

Para isso, não deixe de computar os bons resultados e todos os seus progressos — pois todo mundo quer patrocinar os que se destacam.

Não descuide da recuperação pós-treino

Um atleta de verdade sabe que uma competição não termina quando cruzamos a linha de chegada — ela envolve muitos cuidados no pós-treino. Entre eles, estão: alongamento, massagem desportiva, gelo e outros cuidados. Fique atento e cuide bem do seu corpo. O bom funcionamento dele é crucial para que você consiga obter bons resultados.

Depois de ler este post e entender um pouco mais sobre a rotina de atleta profissional, não deixe de tomar as devidas medidas para se profissionalizar!

Gostou das nossas dicas? Então, não perca várias outras que temos produzido! Assine a nossa newsletter e garanta tudo no seu e-mail!