De tempos em tempos um novo esporte desponta como o novo queridinho de quem quer levar um estilo de vida mais saudável, que alie algumas mudanças de hábito à prática de atividades físicas de forma regular. Pelo número de competições amadoras que cresce a cada ano e pelo aumento de esportistas regulares, talvez não seja exagero dizer que chegou a hora e a vez do triathlon.

Essa modalidade esportiva que une, em um só circuito, provas de três modalidades esportivas, ganha novos adeptos a cada dia. Seja pelos desafios de encarar as dificuldades específicas de cada atividade ou pela oportunidade de se colocar à prova e treinar o corpo em diversos pontos, o triathlon tem crescido na preferência de atletas amadores e profissionais.

Para entrar de cabeça na prática, no entanto, é preciso, além de cuidados com o corpo e alimentação, lançar mão de acessórios e artigos esportivos ideais para que as atividades ocorram sem problemas.

Por isso, neste post, vamos apresentar os equipamentos para triathlon necessários para você que quer iniciar nessa modalidade já poder dar os primeiros passos, braçadas e pedaladas em direção ao sucesso na categoria.

Equipamentos para triathlon: o que você precisa para ser um atleta 

Quando assistimos pela TV ou até pessoalmente uma prova de triathlon, além da disposição e preparação física invejáveis dos atletas, acabamos reparando, também, na quantidade e variedade de equipamentos que eles utilizam durante as práticas de ciclismo, natação e corrida.

Cada uma das provas exige, é claro, acessórios adequados para a sua melhor realização. Seja para a segurança, para o conforto ou para o correto funcionamento do corpo durante as atividades.

Como são muitos equipamentos, o ideal é que você tenha um checklist completo para conferir, na véspera da sua prova, se tudo que você precisa está sendo levado. O esquecimento de algum item pode comprometer todo o seu trabalho de preparação!

Confira, então, quais são os equipamentos para triathlon essenciais para crescer no esporte de maneira segura e eficaz.

1. Macacão térmico e bermudas

Seguindo a ordem dos esportes, já que a natação é a primeira modalidade a aparecer no triathlon, é fundamental falar do macacão térmico e das bermudas, itens que vêm como um grande apoio no contato com a água. Utilizados por homens ou mulheres, eles auxiliam bastante no deslizamento e na flutuação. Além disso, podem auxiliar a reter temperatura em caso de águas muito geladas.

No caso do macacão, dependendo do material escolhido, ele pode ser, ainda, utilizado nas outras categorias, caso o atleta se sinta confortável. Isso garante, ainda, uma economia de tempo na troca de roupas.

2. Capacete

Na sequência das atividades, quem desponta é o ciclismo. E com ele, é claro, aparece a obrigação da utilização de um capacete seguro e que atenda a todas as exigências técnicas e de segurança da modalidade.

A importância do capacete para toda a região do crânio e face do ciclista é mais do que recomendada. Além dos casos de eventuais quedas, esse equipamento auxilia, ainda, na prevenção de colisões com galhos de árvores, por exemplos.

Para esse tipo de prova, costuma-se utilizar capacetes abertos mas com proteções laterais, as chamadas abas, que ajudam, também, na proteção do sol.

3. Sapatilhas

Item obrigatório na categoria de ciclismo do triathlon, a sapatilha, além do papel de proteção aos pés do atleta, garante uma melhoria significativa na performance.

A utilização desse item impede que o pé se solte do pedal de forma acidental e garante firmeza nas pedaladas. Com essa aderência e encaixe correto no pedal, o atleta não faz movimentos errados com o pé, o que evita uso de força desnecessária e lesões provocadas por esforços musculares.

Além da própria sapatilha, alguns protetores podem garantir a durabilidade do calçado e mais conforto durante as pedaladas.

4. Luvas

Acredite: o número de quedas em participantes de triathlon é relativamente grande. Seja para amadores ou profissionais, é importante se prevenir de lesões quando isso acontece. As luvas entram como um importante acessório de segurança nessas horas, isso porque é instintivo usarmos nossas mãos para proteção quando vamos ao chão.

Além da proteção contra calos e bolhas durante a prática do ciclismo, esses itens também protegem de lesões e situações conhecidas de praticantes de pedaladas, como a paralisia do guidão, um tipo de traumatismo que afeta os nervos da mão e pode incomodar bastante durante as provas.

5. Óculos escuros

Esse item serve tanto para a modalidade de ciclismo quanto para a prova que vem em seguida: a corrida. Como, na maioria das vezes, o triathlon é feito durante o dia, os atletas sofrem muito com a exposição dos olhos ao sol. Além dos perigos à visão, ainda há o risco de que a luz forte dos raios solares prejudique a visibilidade dos percursos.

Assim, óculos com proteção UV é acessório essencial para quem vai se aventurar nesse esporte. Esse equipamento vai, ainda, proteger de pequenos objetos que podem ser arremessados contra os seus olhos durante as pedaladas ou corridas.

Pedregulhos lançados pela bicicleta que está à sua frente, por exemplo, podem acertar seus olhos e estragar todo o trabalho extensivo de preparação que você teve.

Cuidados com os equipamentos

Essa é uma modalidade um pouco mais complexa que as outras justamente por envolver três categorias esportivas bastante distintas. Por isso, além desses equipamentos para triathlon essenciais que apresentamos, é importante que você fique atento e busque correr atrás de quaisquer outros itens que possam facilitar a sua prática. Garrafas para isotônicos, relógios com GPS, toucas especiais e outros acessórios podem facilitar, e muito, a sua jornada. 

Não se esqueça de aliar conforto e segurança e de, principalmente, escolher itens de qualidade na hora de adquirir os seus acessórios. São eles que vão garantir que todo o seu esforço valha a pena.

Se você gostou deste conteúdo e quer ajudar outras pessoas que tenham interesse por essa modalidade para que saibam mais sobre os equipamentos essenciais, compartilhe este post nas suas redes sociais! E continue ligado no nosso blog para posts sobre esse e outros assuntos.