Se você possui uma bicicleta que usa muito, mas que está precisando de uma boa revisão, você pode reavivá-la e dar um novo visual a ela, fazendo uma boa geral. No entanto, para realizar a revisão da bicicleta, é preciso muito cuidado e seguir alguns passos, a começar pela limpeza, seguida da regulagem, verificação de cabos.

Caso precise, você também poderá comprar algumas peças novas para substituir as antigas que não estiverem funcionando. No entanto, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que esse trabalho exige dedicação da sua parte, principalmente, para que você possa obter o melhor resultado.

Quer conhecer algumas dicas para fazer a revisão geral da sua bicicleta? Continue a leitura e mãos à obra!

Conheça algumas dicas para fazer uma revisão geral da bicicleta e deixá-la como nova

As bicicletas com o passar do tempo, vão se deteriorando, algumas peças param de funcionar, deixando a experiência do pedalar mais difícil. Por incrível que pareça, uma bicicleta suja, mal cuidada e regulada atrapalha, e muito, no desempenho durante os treinos.

Lave a bicicleta

A primeira coisa a se fazer antes de consertar a bicicleta, é tirar a poeira e sujeira acumulada. Você pode fazer isto ao lavá-la. Para isso, coloque em um balde, água e sabão. Depois, passe a esponja embebida com a água ensaboada na bicicleta inteira. Para a limpeza das correntes, utilize uma escova. Depois, use água e limpe-a para remover o sabão e deixe a bicicleta secar.

Há soluções para desengraxar que funcionam muito bem. Elas são as mais recomendadas para passar na rela

Remova a ferrugem

Para remover a ferrugem, você pode utilizar a esponja ou palha de aço, mas somente onde não há pintura. Se quiser, pode utilizar um pouco de óleo na palha de aço para facilitar a remoção, depois limpe com um pano. Espere secar, e após esse procedimento, utilize uma substância para polir embebida em um pano macio e seco, para aplicar nas partes metálicas.

Faça a troca de pneus e borrachas

Pneus com muito tempo de uso, principamente os traseiros, costumam ficar quadrados. Verifique se o seu já está dessa forma. Além disso, fique atento aos pequenos cortes feito por detritos do asfalto ou trilha, e que podem ocasionar furos constantes.

As sapatas e pastilhas também devem ser analisadas durante uma revisão. Há uma demarcação que indicam o desgaste e consequente troca. 

Substitua as partes que ficam em contato com o seu corpo

Substituir os pontos de contato, como guidão e o selin, é importante, pois são partes que facilmente se desgastam com o tempo, deixando assim de proporcionar o conforto necessário. Se o selin apresentar rachaduras, é hora de trocar. 

Analise também as fitas de guidão. Fitas de guidão que não em mais o mesmo grip, e que estam deterioradas pelo suor, precisam ser imediatamente trocadas.

Troque os pedais

Os pedais contêm peças móveis que não duram muito. Caso você note que já estão gastos, é preciso substituir por outros novos. 

Há alguns modelos que possuem rolamentos, e outros que a graxa pode ser substuída. Verifique com seu mecanico se os rolamentos estão em dia.

Substitua os cabos

Os cabos são itens essenciais para uma bicicleta. Mas eles também podem mostrar sinais de desgaste com o tempo, como ferrugem e entupimento, que precisam de atenção. Muitas vezes não é necessário trocá-los, mas sim, lubrificá-los internamente com um produto parecido com o teflon, o que vai melhorar bastante a eficiência das pedaladas.

Não negligencie as correntes

As correntes  infelizmente são os itens mais esquecidos pelos ciclistas. No entanto, elas são de extrema importância, pois uma corrente suja dificulta significativamente a ação de pedalar. Elas possuem vida útil e a manutenção não correta pode ocasionar até um rompimento.

É preciso também lavá-las com água e sabão e lubrificá-las em cada elo com um óleo especial para estas peças. Procure um mecânico especializado em bicicletas para fazer uma avaliação correta deste item.

Tenha cuidado com os rolamentos

Os rolamentos são itens que ficam mais escondidos em uma bicicleta, desta forma, é mais difícil diagnosticar qualquer problema com eles. Porém, muitas bicicletas mais modernas possuem um tipo de rolamento selado, também conhecido por rolamentos de cartucho, que são mais duráveis.

Quando você perceber algum barulho ou a bicicleta estiver como que áspera ou rangendo, o melhor é substituir os rolamentos. Não é um componente de fácil acesso ou manutenção, é preciso algumas ferramentas mais específicas para chegar até eles. Na dúvida, procure um técnico.

 

As bicicletas é o seu instrumento para treino ou para transporte, passeio, que podem durar anos, basta cuidar delas apropriadamente, realizar manutenções sempre quando houver algum desgaste de peças ou precisando de reparos, ter cuidados com a ferrugem e fazer uma correta lubrificação. Seguindo estes passos, você sempre terá a sua relíquia em ótimo estado, seja para uso ou como um item decorativo.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais dicas de revisão geral para sua bicicleta? Leia o nosso artigo“Checklist básico: 5 dicas de revisão para a sua bicicleta”!