Mais do que um hobby ou um estilo de vida, o ciclismo é uma prática bastante séria para muitas pessoas. Assim como qualquer outra atividade, ele demanda técnicas específicas daqueles que se propõem a praticá-lo corretamente.

Pedalar em pelotão exige uma série de conhecimentos por parte do ciclista, afinal, é um tipo de prova distinta das demais e, exatamente por isso, carece de atenção redobrada, já que oferece um nível de dificuldade pautado por noções inerentes à modalidade da competição.

Se você almeja participar de um certame desse gênero, confira as cinco dicas que separamos para melhorar seu desempenho de forma efetiva.

1. Prepare-se pensando no pelotão

Pode parecer bobagem, mas muitos competidores se esquecem de levar em conta as especificidades exigidas somente pelo fato de se estar entre muitas pessoas.

As estratégias a serem utilizadas são diferentes e, exatamente por isso, a preparação deverá ser encaminhada de outra forma. Procedimentos usuais, no entanto, como conferir os equipamentos e acessórios, devem ser mantidos e realizados com a atenção costumeira.

Busque entender, antes de qualquer coisa, qual o pelotão que lhe foi designado. A compreensão prévia é sempre uma mão na roda para qualquer competidor. Conhecer seus adversários, bem como o terreno, te deixa em vantagem antes mesmo de ser dada a largada.

Dependendo da distância, capriche nos treinos e na alimentação antes da prova.

O condicionamento físico também não pode ser deixado de lado sob nenhuma hipótese, porque você necessitará dele demasiadamente para fazer os ataques corretamente.

2. Saiba utilizar o vento a seu favor

Primeiramente, lembre-se de movimentar junto ao fluxo. Logo você perceberá qual a dinâmica dos movimentos e ficará apto a executar o ataque na fração de tempo exata. Além do mais, de nada adianta tentar atacar se você não estiver em uma posição que seja propícia para tal. Lembre-se: não seja precoce ou afobado.

Nesse sentido, é muito útil e proveitoso saber pedalar contra o vento, que é uma dificuldade para vários atletas. Pode ser um diferencial para você, seja diminuindo ou acelerando a velocidade, porque os outros poderão ter problemas.

3. Ataque após a fuga

Quando alguém tentar se distanciar, a tendência é que o pelotão tente alcançá-lo. Depois disso, surge uma excelente oportunidade para contra-atacar, basta não aumentar tanto a sua frequência.

Ou seja, você deve se aproveitar do cansaço que a busca anterior gerou nos outros ciclistas e investir.

4. Aproveite as subidas

Acredite: atacar na subida faz toda a diferença. Quando estão ladeira acima, os outros esportistas perdem a velocidade. Além disso, o vácuo também diminui, fazendo com que fique mais difícil eles se organizarem para ir atrás de sua captura.

5. Não economize energia

Sabendo o instante perfeito para agir, você deverá fazê-lo com total confiança e integridade. Portanto, se utilize plenamente de todas as suas forças.

O Brasil vive um grande momento das competições de ciclismo. Sendo assim, cabe a você ter força de vontade própria e perseguir o aperfeiçoamento nos treinos para atacar bem quando estiver em pelotão, alcançando a vitória.

Gostou de nossas dicas? Compartilhe o post com seus amigos que também gostam de pedalar!