Pedalar com conforto deve ser a primeira regra de todo ciclista, seja ele um aspirante, seja já profissional. Manter-se na posição adequada em cima da bicicleta é importante não apenas para evitar lesões na coluna, nos tornozelos e nos joelhos, mas também para preservar o desempenho. O atleta de ponta sabe que sentir dor durante as pedaladas pode comprometer a performance.

Por isso, nesse post, apresentamos três dicas fundamentais para proteger seu bem-estar durante os treinos e competições. Confira abaixo e boa leitura!

1. Escolha um selim adequado para pedalar com conforto

Um bom selim vale o investimento: ele tem a capacidade de mudar seu treino. O material deve ser macio e o equipamento deve acomodar bem os ísquios (ossos da parte inferior do quadril). Na hora da compra, é preciso levar em consideração a flexibilidade do ciclista, o posicionamento em cima da bicicleta, a altura, o nível e o recuo adequados, além da largura e formato.

2. Adquira um bretelle de qualidade

A vantagem do bratelle sobre a bermuda é que ele se ajusta perfeitamente ao corpo do ciclista e permite uma movimentação mais confortável, afinal foi desenvolvido e pensado justamente para o atleta. Na hora de escolher o modelo, é preciso prestar atenção em alguns detalhes: 

  • o forro deve ser resistente e confortável: verifique se não há costuras soltas, que estejam incomodando ou causando irritações na pele;
  • o caimento deve ser bem ajustado: o corte da bermuda e das alças não pode interferir na movimentação das pernas ou dos braços;
  • o tamanho deve ser perfeito: você deve ficar com a sensação de que o bratelle está ajustado, sem espaços sobrando ou apertado demais.

3. Invista em acessórios apropriados, como luvas

As luvas não são acessórios secundários. Muito pelo contrário, são fundamentais para manter a segurança e o conforto. Podem ser de modelos abertos (com os dedos descobertos pelo tecido), ou fechadas. Geralmente, têm proteção reforçada em algumas partes da mão, especialmente nas palmas e costas. Quem pratica modalidades downhill ou mountain bike pode dar preferência a modelos com materiais mais resistentes.

É importante utilizar luvas para ter maior aderência ao guidão (evita que o atleta escorregue as mãos caso estejam muito suadas, por exemplo); elas também mantêm o equilíbrio em caso de subidas/descidas e freadas bruscas.

Busque os acessórios em sites especializados

Se você precisa encontrar esses acessórios de forma prática e fácil, mas não tem tempo sobrando, lembre-se que é sempre possível adquirir acessórios e roupas para ciclistas de forma online! Busque sites especializados e com garantia de confiança para que seus acessórios atendam às suas demandas!

Durante os programas de treinamento e mesmo durante as competições, preze sempre pela sua segurança e bem-estar. Pedalar com conforto é um indicativo de que você está posicionando seu corpo de forma adequada e executando os movimentos apropriados e quando tiver dúvidas sobre a melhor maneira de pedalar, consulte um profissional experiente ou seu técnico! 

Gostou do artigo? Quer encontrar mais dicas para pedalar com conforto? Então saiba mais sobre a qualidade suíça para acessórios para ciclistas!