Assim como em qualquer esporte, a segurança é algo fundamental na prática do ciclismo, tanto para iniciantes quanto para profissionais. Como o ciclista lida com diferentes caminhos, terrenos, climas e demais fatores que fogem ao nosso controle, alguns equipamentos para pedalar são essenciais.

Hoje, existem vários recursos tecnológicos que garantem tanto a segurança quanto um melhor desempenho. Pode até parecer que esses equipamentos para pedalar sejam só acessórios, mas eles são itens obrigatórios para que o ciclista pratique o esporte sem imprevistos. Veja quais são eles!

Capacete e outros acessórios de segurança

O capacete é um equipamento vital quando se trata de segurança no ciclismo. O modelo recomendado possui ajuste confortável, alças de pescoço e parte interior acolchoados, bem como aberturas estratégicas que mantêm a cabeça sempre ventilada.

Além do capacete, é importante também se lembrar de um conjunto extra de baterias para as luzes traseiras e frontais da bicicleta. Os refletores precisam estar em bom estado, sem rachaduras ou torções, para que você esteja devidamente sinalizado e possa pedalar com mais segurança.

Kit de reparos

Algo que também é essencial para todo praticante de ciclismo é andar sempre com um kit de reparos, bem como saber utilizá-lo quando necessário.

Em um kit de reparos básico deve haver acessórios de pneu, tubos extras, uma bomba e chaves para parafusos e porcas. Ter sempre esse kit por perto garante que o ciclista não perca sua pedalada por causa de imprevistos.

Roupas de ciclismo

Camisas de ciclismo

Todo esporte pede uma roupa apropriada, e, com o ciclismo, isso não é diferente. As camisas de ciclismo são fabricadas sob medida e com cores fortes, que garantem segurança, conforto e melhor desempenho.

Elas são feitas com tecidos sintéticos que permitem que o suor evapore melhor e muitos modelos possuem zíperes nos quais o ciclista controla a ventilação do corpo durante a prática do esporte.

Geralmente, as camisas de ciclismo são mais justas ao corpo, o que melhora os efeitos da resistência ao vento, além de possuírem bolsos traseiros, ótimos para carregar ferramentas, documentos e alimentos, por exemplo.

Bermudas de ciclismo

Outra peça de roupa fundamental tanto para profissionais quanto para iniciantes é a bermuda para ciclismo.

Ela é feita de tecidos elásticos que comprimem o corpo, melhorando a circulação sanguínea e, principalmente, evitando a fricção entre as coxas, que causa assaduras. Os preços podem variar de acordo com a marca e material utilizado.

Óculos para ciclismo

Esse equipamento para pedalar é pouco valorizado por iniciantes, muitas vezes porque eles desconhecem a sua importância para o esporte. Os óculos protegem da luz, do sol forte, do vento e de pequenos objetos, areia e insetos que podem atingir o rosto do ciclista durante um trajeto.

Os óculos para ciclista possuem lentes curvas e são mais fechados, para evitar a entrada do vento e desses objetos. Existem alguns modelos com lentes especiais, ideais para o uso noturno, por exemplo, que diminuem o desconforto causado pela luz direta dos faróis de carro.

Luvas de ciclismo

Outro item importante para a segurança e conforto do ciclista são as luvas. Elas podem ser abertas ou fechadas, e até mesmo possuírem proteção reforçada em algumas partes, como nas palmas e nas costas da mão.

As luvas garantem mais conforto para segurar o guidão da bike e os freios. Além disso, no caso de tombos, elas também protegem bastante.

Sapatilhas para ciclismo

Os sapatos próprios para o esporte são as sapatilhas, que podem variar de modelo de acordo com a modalidade de ciclismo que você pratica. Elas mantêm os pés na posição correta e também aumentam a firmeza e o apoio no pedal.

As sapatilhas possuem a sola mais dura, e isso faz com que a transferência de energia do pé para o pedal seja muito melhor. Elas costumam ser emparelhadas com o pedal compatível e deixam os pés bem firmes na bicicleta.

Todo bom ciclista, experiente ou iniciante, precisa se atentar aos equipamentos para pedalar necessários para o esporte. Eles garantem não só a segurança que você precisa, mas também uma performance muito melhor.

Para melhorar ainda mais suas pedaladas, conheça também a importância da camisa segunda pele para ciclistas!