Assim como em outros esportes, o ciclismo também tem alguns nomes de destaque. Hoje separamos dois atletas desse esporte que com certeza merecem reconhecimento, Fabian Cancellara e Eddy Merckx. Para conhecer esses dois ícones, continue a leitura!

Eddy Merckx – A lenda

Nascido em 17 de junho de 1945, Eddy Merckx nasceu em Meensel-Kiezegem, Brabant, Bélgica. Ele praticava muitos esportes, mas o ciclismo era sua paixão. Com cerca de três ou quatro anos Merckx ganhou sua primeira bicicleta, ele não sabia mas aquele era um momento importantíssimo em sua vida.

A ascensão

Sua primeira competição aconteceu em 1961 e apenas três anos depois, em 1964, ele foi campeão amador do mundo! Em 29 de abril de 1965 Merckx assinou com Solo-Superia e se tornou profissional,mas depois optou por ir para a Peugeot-BP-Michelin. Durante esse período ele teve sua grande vitória na Milan San Remo.

As maiores vitórias

Entre as muitas vitórias conquistadas, Merckx foi vencedor da Tour de France e do Giro D’Italia por cinco vezes cada uma! Além de ter vencido ainda a Vuelta a España em 73. Não bastasse isso, ele ainda ganhou em primeiro lugar 525 vezes e foi considerado o melhor atleta mundial três vezes, em 69, 71 e 74. Não foi a toa que ele ganhou o apelido de “The Cannibal – o canibal” por conta da avidez pela vitória.

O merecido descanso

Merckx parou de competir em maio de 1978 e atualmente atua como comentarista esportivo, além de ter sua própria linha de bicicletas. Ele é considerado pela Federação belga de ciclismo como o ciclista belga do século e sua trajetória ficará sempre marcada na história do ciclismo.

Fabian Cancellara – Um campeão em ascensão

O suíço Fabian Cancellara nasceu em 18 de março de 1981 e atualmente faz parte da equipe Radio Shack – Nissan – Treck do UCI Pro Tour. Conhecido como Spartacus, é considerado um dos melhores contrarrelogistas.

As especialidades de Spartacus

Essa modalidade em que Cancellara é conhecido como especialista, consisrte em uma prova em que ciclistas que percorrem determinados trechos de forma separada e tem o intuito de ver quem consegue cobrir o percurso em menos tempo. Ele também é especialista nas corridas Pavee, que acontecem entre março e abril e passam por zonas de estradas em paralelo.

As maiores vitórias de Cancellara

Durante os Jogos Olímpicos de Verão em 2008, que aconteceu em Pequim, Cancellara conquistou duas medalhas, a de prata na prova de estrada e foi campeão olímpico da prova de estrada de contrarrelógio. Ele ainda foi campeão do mundo de ciclismo no contrarrelógio de estrada de 2006 até 2010. Em 2007 o ciclista se destacou na Tour de France, quando venceu duas etapas.

Em 2009 ele foi campeão da Tour de Suisse e ainda manteve a liderança por mais seis dias. Também venceu competições como o Paris-Roubaix e o E3-Harelbeke mais de uma vez, em 2010 e em 2013, ou seja, é um campeão nato que cada vez mais conquista seu espaço na história do ciclismo!

Ciclistas famosos: o reconhecimento merecido

Embora no Brasil o ciclismo não seja um esporte tão divulgado quanto o futebol, os ciclistas famosos são bem conhecidos por quem acompanha de perto as notícias desse esporte.

Conhecer suas respectivas histórias e suas carreiras pode servir de inspiração e nada melhor do que aprender com quem fez ou faz história neste esporte, não é?

Além de Eddy Merckx e Fabian Cancellara existem outros ciclistas famosos que fizeram ou ainda fazem história neste esporte. Iremos falar sobre alguns deles nos próximos textos, não perca!

Para manter-se informado sobre o que acontece no universo do ciclismo e não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter!