Para continuar a nossa série sobre ciclistas famosos, hoje vamos falar de dois outros nomes importantes do ciclismo mundial: Chris Froome, atual campeão no Tour de France, e Lance Armstrong, conhecido por vencer a famosa competição por sete vezes consecutivas.

Já tinha ouvido falar nos atletas? Quer saber mais sobre as histórias desses ícones do ciclismo mundial? Que bom! Você está no lugar certo.

Chris Froome

Nascido no Quênia, mas naturalizado no Reino Unido, o atleta de 31 anos se profissionalizou no esporte em 2007, na África.

Froome foi construindo sua carreira de maneira discreta até que, em 2008, se juntou à equipe inglesa Team Sky. A partir daí, começou a colher resultados mais expressivos nas competições que participava, porém sempre atrás do líder da equipe, Bradley Wiggins.

A virada

O primeiro grande feito de Chris Froome, aquele que fez com que os olhos do ciclismo mundial se voltassem a ele, aconteceu em 2011, durante o percurso de La Vuelta.

Froome foi determinante para que Wiggins conseguisse resistir às investidas de concorrentes como Vincenzo Nibali e Juan José Cobo.

A estratégia de ataque de Froome garantiu ao atleta o segundo lugar na competição, apenas 13 segundos atrás de Cobo, o vencedor. No entanto, o queniano acabou passando Wiggins, seu colega de equipe. Dessa forma, o atleta passou a figurar entre os ciclistas famosos do mundo.

Tour de France

Na 99ª edição do Tour de France, realizada em 2012, Froome conquistou o segundo lugar. Já em julho de 2013, o atleta foi o grande vencedor.

No ano seguinte, desistiu do tour, mas, sua segunda vitória veio na classificação geral da 102ª Tour de France, em 2015.

Chris Froome repetiu a façanha na edição de 2016 do Tour de France, que começou no dia 02 e terminou no dia 27 de julho.

Lance “The Boss” Armstrong

Mesmo quem não acompanha o ciclismo já ouviu falar sobre Lance Armstrong. Nascido em 18 de setembro de 1971, o atleta passou a ficar conhecido no esporte em 1992, quando iniciou sua carreira profissional como ciclista da Motorola e conquistou sua primeira vitória importante no Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada.

No entanto, sem dúvida alguma, Armstrong alcançou o estrelado dos ciclistas famosos e projetou seu nome mundialmente ao vencer, por sete anos consecutivos — de 1999 a 2005 — o Tour de France.

Ascensão e queda de um mito do ciclismo

De posse de uma carreira estelar, Lance Armstrong decide se aposentar e levar uma vida mais tranquila em 2011. No entanto, foi aí que a vida do atleta deu uma guinada mais uma vez.

Em 2012, a União Ciclística Internacional comprovou que Armstrong havia sido pego nos exames antidoping e, em consequência, suspendeu todos os títulos obtidos pelo atleta a partir de 1998, inclusive os sete títulos do Tour de France.

A notícia se espalhou rapidamente pelo mundo e, no final de 2012, a Revista Sports Illustrated publicou uma lista dos piores atletas do ano. O nome de Lance Armstrong ocupava a primeira posição.

A história de Lance Armstrong, embora triste, não impactou o mundo dos ciclistas famosos. Há ainda muito por vir e, certamente, os Jogos Olímpicos Rio 2016 estão trazendo novidades e um espetáculo incrível, como o esporte deve ser.

Quer saber mais sobre a história de outros ciclistas famosos? Que tal conhecer as trajetórias de Vincenzo Nibali e de Fausto Coppi? Então, clique aqui e boa leitura.