Quem é fã do ciclismo de estrada sabe o quão apaixonante é ter contato com paisagens inesperadas e desafios surpreendentes. A ASSOS possui uma linha completa de vestuário específicos par ao ciclismo de estrada, você sabia? Os praticantes se identificam exatamente com as dificuldades inerentes à modalidade e optam por praticá-la à parte de qualquer adversidade.

Contudo, como escolher uma bike específica para essa atividade? Quais fatores considerar na hora de comprá-la? Fato é que, devido à especificidade da categoria, escolhê-la pode ser uma tarefa difícil.

Sendo assim, separamos alguns pontos a serem levados em conta antes de adquirir a sua bicicleta. Confira!

Reconheça seus objetivos

São muitos os modelos de bicicletas desenvolvidas para a estrada. Alguns deles são voltados para a performance, ao passo que outros trazem benefícios em relação ao conforto.

Caso você esteja mais preocupado com desempenhar em alto nível, deve escolher a primeira opção. Com uma geometria pensada justamente para privilegiar a aerodinâmica, elas deixam o ciclista em posição desconfortável.

A segunda delas é pensada para proporcionar comodidade ao atleta, favorecendo sua endurance. Ou seja, a ideia é dar o máximo de condição para que o esportista mantenha sua resistência otimizada, porque assim ele aguentará as longas distâncias.

Exemplificando: se você se interessa mais por trilhas e pelo contato direto com a natureza, recorra a uma boa suspensão, para aguentar o “tranco”. O mesmo vale para pistas cujo terreno é muito acidentado. Se a sua intenção é pedalar apenas em locais planos, não precisa escolher de acordo com as marchas.

Diante dessas possibilidades, analise o tipo de competição ou prática que mais lhe interessam. Nesse caso, a bike é um complemento do seu estilo e, por isso, deve ser comprada pensando no objetivo que você tem como ciclista.

Avalie os componentes

Depois de saber o porquê de preferir um modelo em detrimento do outro, é bom ficar atento aos componentes da sua bike de estrada.

Avalie e busque por reviews das fabricantes dos grupos de freios e do câmbio. Veja qual das marcas está melhor cotada no mercado e quais as vantagens que cada uma delas traz. Analise, inclusive, se os benefícios casam perfeitamente com o seu objetivo, seja lá qual for seu alvo: viajar, fazer trilhas etc.

Outro ponto relevante é olhar com cuidado para a disponibilidade que elas oferecem. Algumas empresas têm uma rotatividade menor, dificultando a vida de quem procura por peças de reposição. Portanto, leve todas essas particularidades em consideração.

Os componentes determinam o bom funcionamento da bicicleta, são o “coração” dela, por assim dizer. É o estado de conservação e qualidade que eles têm que determinarão, junto do seu empenho, a qualidade da prática como um todo.

Determinados equipamentos têm a manutenção facilitada. Isso aumenta, por consequência, a vida útil, já que a conservação é o grande segredo para ter uma bicicleta para toda a vida.

Escolha a melhor combinação

Não é só o freio e o câmbio que são relevantes, já que a composição de uma bicicleta envolve a montagem de outras partes.

Jamais deixe de se informar sobre os materiais utilizados no quadro. Quando feitos com fibras de carbono, eles oferecem uma maior absorção de impacto, além de proporcionar mais leveza ao ciclista. Os que são compostos dessa maneira são ideais para quem se aventura nos terrenos mais complicados e desafiadores.

Em contrapartida, os materiais de alumínio são frequentemente apontados como inferiores pelo senso comum. Na realidade, porém, a história é outra, porque eles também podem trazer significativos ganhos quando combinados com garfo de carbono, o que gera um conforto considerável.

Lembre-se: de nada adianta o quadro satisfazer suas necessidades se as rodas não o fazem. Procure exaustivamente pela roda que traga leveza e auxilie em suas metas. Economizar no investimento com as rodas certamente não é uma boa escolha, tendo em vista a interferência que elas causam.

Busque, portanto, pelo que há de melhor em tecnologia pensada para aros e pneus, já que eles representam tanto para a performance. A combinação de todos itens deve resultar exatamente naquilo que você busca para si em termos de desempenho.

É como unir as peças de um quebra-cabeça e chegar à imagem perfeita: todas as peças são igualmente importantes.

Fique de olho na assistência

Se considerarmos que quase todas as marcas atualmente tabelam seus preços, a melhor saída é escolher pela loja que traz as melhores condições de pagamento. Mais do que isso: ela tem de oferecer uma assistência completa, com as devidas garantias e um atendimento personalizado.

Afinal, caso ocorra algum problema com a sua corrente, por exemplo, é ela quem entrará em contato com a fabricante em busca de uma solução. Não deixe, portanto, de se certificar quanto à qualidade de antedimento dos lojistas, bem como a facilidade que eles têm em relação aos fornecedores, importação etc.

O investimento é um bem em seu nome, uma propriedade que é de seu pertencimento. Contar com um bom sistema de manutenções e trocas é a forma que você tem de garanti-lo por mais tempo, usufruindo das melhores condições que ele pode lhe dar.

Considere o impacto e as longas distâncias

Ciclistas, muitas vezes, têm de lidar com algumas lesões comuns à prática frequente do esporte. O ciclismo na estrada não foge dessa regra e também guarda certos riscos.

O impacto é o principal deles, seja nas trilhas ou em pistas que se encontram em más condições. Sendo assim, aumenta a necessidade de buscar por uma bike resistente, que seja capaz de minimizar por completo esses danos no corpo.

Um sistema de suspensão se faz mais que necessário em casos desse tipo. Com o amortecimento, você evita o desgaste, além de fugir dos machucados mais frequentes. Freios hidráulicos também ajudam bastante.

Há, ainda, aqueles que são apaixonados pelas grandes viagens. Nesse contexto, a cadência precisa ser levada em conta. Em virtude da distância, o esforço será contínuo, exigindo a necessidade de uma bike leve, que traga conforto e comodidade para carregar uma grande mochila, por exemplo.

O ciclismo de estrada é um mundo de possibilidades e desafios encantadores. Uma vez que você o experimente, poderá se encontrar absolutamente e ter plena satisfação em praticá-lo.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Nós vamos adorar ajudar você!