O ciclismo de estrada, esporte bastante popular em todo o mundo, ganhou força em 1898, após uma competição no Parc de Saint-Cloud, em Paris. E, desde então, tem sido cada vez mais apreciado pelos amantes de aventura sobre duas rodas. 

Porém, o que poucas pessoas sabem é que a escolha dos acessórios para praticar ciclismo é fundamental para que a atividade seja realizada de forma segura e com boa performance.

Saiba agora quais são os sete itens que não podem faltar!

1. Camisas e bermudas adequadas

As camisas e bermudas de ciclismo são fundamentais para o bom desempenho do atleta durante a atividade física. Isso porque elas são feitas de material sintético, que permitem a evaporação do suor, possuem bolsos e zíperes que melhoram a ventilação do corpo, além de se ajustarem bem e serem mais resistentes ao vento.

2. Óculos

óculos tem a importante função de proteger os olhos do ciclista da chuva, sol forte, vento gerado pela velocidade, insetos, poeira, etc. Ele é um equipamento de segurança que não pode faltar, seja no ciclismo de estrada, trilha ou até mesmo no trânsito. 

3. Luvas

Em pedaladas de longa distância e em terrenos sinuosos, as luvas garantem o conforto do ciclista ao segurar o guidão da bicicleta. As luvas “meio dedo” são ideais para os dias quentes, pois facilitam a ventilação da mão, apesar de protegerem apenas parte dela. Nesse ponto, as fechadas oferecem mais segurança. 

5. Equipamentos de segurança

Os principais itens de segurança que não podem faltar no ciclismo são as luzes (dianteira branca, e traseira vermelha), e o capacete. As lanternas servem para dar mais visibilidade à sua bike durante a noite e também durante o dia. Por isso, prefira uma luz branca na frente da bicicleta e uma vermelha atrás. 

O capacete protege o ciclista em casos de colisão ou queda. Não economize nesses ítens.

6. Kit de reparo 

Assim como os acessórios de segurança, o kit de reparo é essencial para as pedaladas. Afinal, nunca se sabe quando sua bicicleta precisará de uma manutenção às pressas, não é mesmo?

O kit deve conter, no mínimo, uma ferramenta multifuncional , espátulas para pneus, uma bomba de ar, acessórios de remendo e cãmaras extras. Por mais no início da prática que esteja, há sempre um amigo ciclista que pode ajudar e por isso tenha os seus próprios reparos. 

___________________________________________________

A escolha dos acessórios adequados para o ciclismo de estrada é fundamental para garantir o bom desempenho e segurança de quem pedala. Além disso, é preciso planejar imprevistos e equipar-se com ferramentas de manutenção para garantir o funcionamento correto da bicicleta.

Sendo obrigatórios ou não, os equipamentos de segurança são prioridade nas diversas modalidades do ciclismo. Leia mais em nosso post 4 dicas para quem quer andar de bicicleta sozinho!