Se você gosta de pedalar, sabe que o mundo do ciclismo exige alguns cuidados. Isso porque, assim como em outras atividades físicas, andar de bike faz com que o nosso corpo trabalhe de forma intensa, gaste energia, utilize nossos músculos e muito mais.

Quanto melhor o nosso condicionamento físico, nosso equipamento e, claro, nossa bike, melhor será o nosso rendimento. E quando o assunto é prova de ciclismo, esses cuidados merecem atenção redobrada.

Por isso, montamos esta checklist para provas de ciclismo que vai ajudar você a ter ainda mais sucesso nas suas pedaladas. Confira!

Alimente-se bem

Não tem como falar em exercícios físicos sem falar em alimentação, não é mesmo? É por meio dos nutrientes que obtemos a energia necessária para que o nosso corpo funcione de maneira adequada.

Alimente-se de forma saudável e preste bastante atenção na refeição que antecede as provas: ela deve fornecer quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras, além de ser leve, evitando a sensação de mal-estar.

E não se esqueça de que em alguns casos, como em provas de longa duração, é preciso repor as energias durante o percurso. Para isso, conte com barras de carboidratos ou, até mesmo, frutas ricas nesse macronutriente, como a banana.

Hidrate-se

Além de a água representar grande parte da nossa composição corporal, ela está presente em todas as reações que acontecem no nosso organismo. Sendo assim, a hidratação é fator-chave para o sucesso nas provas de ciclismo e deve acontecer antes, durante e após as competições.

Certifique-se de que a sua ingestão de líquidos é suficiente para manter o seu corpo ativo e para repor tudo o que for perdido durante as provas. E não se esqueça de que, em percursos muito longos e intensos, o corpo também perde alguns nutrientes e, por isso, as bebidas isotônicas poderão ser utilizadas.

Treine de forma eficiente e com antecedência

As provas têm um ritmo diferente das pedaladas do dia a dia e, por isso, exigem um treinamento diferenciado que pode variar de acordo com o tipo de percurso, da distância a ser percorrida, das condições climáticas e muito mais.

Sendo assim, o ideal é que o ciclista fique atento a essas questões e adote um treinamento eficiente, voltado para as características da prova.

E, para que esse treino possa gerar bons resultados, deve ser feito com antecedência e de forma a respeitar o descanso. Quando treinamos, o nosso corpo sofre estímulos diferenciados e é preciso tempo para que ocorra a adaptação aos estímulos, possibilitando uma performance otimizada.

Cuide da sua bike

Se você já tomou os devidos cuidados com a alimentação, hidratação e com os treinos, agora é hora de prestar atenção nas condições da sua bicicleta.

A manutenção da bike é essencial não só para um bom desempenho em provas, mas, também, para a segurança do ciclista no dia a dia. Por isso, cuide da sua bicicleta, mantendo-a sempre em boas condições e revisada, assim, a sua performance não será prejudicada.

Uma dica que vai ajudar essa manutenção ser mais simples é: aprenda a realizar pequenos reparos na sua bicicleta. Alguns conhecimentos básicos como trocar pneu e regular freio farão toda a diferença!

Conte com os acessórios certos

Invista em acessórios de segurança (como capacetes), roupas que lhe darão mais conforto durante o trajeto (bermudas e camisas segunda pele), luvas, garrafas de água etc.

E os acessórios também podem ser para a sua bike, lhe ajudando de acordo com o estilo da competição. Para provas de Mountain Bike, por exemplo, travas de suspensão dianteira ajudarão a competir com maior tranquilidade.

As provas podem parecer um desafio, mas, tomando os devidos cuidados, elas se tornam uma maneira prazerosa de observar a melhora de desempenho, encontrar motivação para treinar, aprimorar habilidades e muito mais.

Se você gostou da nossa checklist para provas de ciclismo e vai adotar as nossas dicas para chegar em 1° lugar na próxima competição, deixe um comentário e divida com a gente as suas experiências e sugestões a respeito do mundo das pedaladas!