Quando você vai pegar a estrada com seu carro é essencial fazer uma boa revisão para que nada dê errado, não é verdade? Pois bem, o mesmo vale para a sua bicicleta! Periodicamente, ela precisa de reparos e cuidados que você não pode deixar de realizar.

O ideal é fazer isso sempre que possível, especialmente se você pedala bastante. A manutenção preventiva pode livrá-lo de muitas dores de cabeça ou até de acidentes sérios. Quer saber qual o checklist básico que você precisa verificar? Então confira essas dicas de revisão para a sua bicicleta:

Observe folgas na montagem da bicicleta

A montagem da bicicleta precisa estar impecável: o quadro, os bancos, o guidão e toda a estrutura não podem colocar em risco a segurança do ciclista. Observe se, ao pedalar, você escuta barulhos estranhos e se existem peças com folga.

Cheque parte por parte e olhe bem os parafusos, especialmente os que seguram partes importantes ou pesadas, como as rodas. Analise o alinhamento do selim e do guidão, que não podem estar tortos nem apresentar qualquer tipo de desvio.

Não deixe de checar também se o pedal e o pé de vela estão bem presos. Se o problema não for fácil de ser resolvido, leve sua bicicleta a um mecânico do ramo para que ele possa solucionar a folga.

Confira os freios

Você não quer sair para andar de bicicleta e no meio do caminho descobrir que os freios não estão funcionando, não é mesmo? Então sempre verifique se eles estão regulados da forma correta. Ao perceber que não estão respondendo com a precisão esperada, você deve ajustá-los imediatamente.

Os problemas podem ir dos manetes no guidão até as sapatas de borracha, passando pela pressão nos cabos. Troque qualquer peça que apresente desgaste ou ressecamento e não deixe de contar com ajuda profissional caso não esteja apto a solucionar o problema sozinho.

Lembre-se da calibragem dos pneus

Outra atitude primordial antes de sair para pedalar é observar a calibragem dos pneus. Se eles estiverem vazios demais, você fará muito mais força para sair do lugar, além de deixá-los mais expostos a furos e rasgos. Já se o problema for excesso de pressão, você poderá ocasionar um maior desgaste e também tirar um pouco do seu controle nas curvas.

Na lateral desses itens você pode encontrar a recomendação da pressão ideal através de uma marcação: não deixe de seguir as informações do fabricante.

Cheque a regulagem de marcha

A regulagem de marcha é essencial para um bom uso da bicicleta. Por isso, você precisa incluí-la no seu checklist básico. Para evitar o desgaste exagerado de catracas, coroas e correntes, é importante realizar periodicamente a limpeza e lubrificação desses componentes.

Apenas não se esqueça de redobrar a atenção nesse momento: se você exagerar na quantidade do óleo ou graxa, sua bike pode ficar oleosa e fazer com que terra, poeira e detritos fiquem grudados nas suas partes.

Procure utilizar apenas produtos especiais para bicicletas, que podem ser encontrados nas lojas especializadas do ramo.

Teste os amortecedores (MTB)

Os amortecedores são outro item que não podem faltar na revisão para a sua bicicleta ficar em dia, afinal eles trazem conforto e segurança, especialmente em terrenos acidentados ou trajetos com irregularidades.

Além disso, essas peças são caras e por isso mesmo merecem cuidado redobrado. O recomendável é fazer uma revisão periódica de acordo com as horas de uso recomendadas pelo fabricante.

Essas são as dicas essenciais para quem quer fazer uma revisão na bicicleta. Gostou do nosso post e quer receber mais informações bacanas sobre o tema? Não deixe de assinar a nossa newsletter!