A BMC Switzerland é uma empresa que carrega excelente reputação por produzir bicicletas com tecnologia de ponta. Com o objetivo de produzir bikes de alto padrão de desempenho, precisão e estilo, a companhia nasceu na Suíça e se tornou referência no mercado mundial.

No post de hoje, vamos contar a história da bicicleta BMC, como a marca se consolidou, quais os seus principais modelos e muito mais. Além disso, hoje a marca equipa uma das principais equipes do cenário do ciclismo mundial, a BMC Cycling Team que tem a ASSOS como desenvolvedora de seus uniformes. Confira!

História da marca

A história da marca começou em 1986, quando seu fundador, Bob Bigelow, passou a fabricar bicicletas sob a licença da marca RALEIGH. Após anos lutando para sobreviver no mercado, Bob Bigelow se separou da RALEIGH e, em 1994, deu início à BMC — Bycicle Manufacture Company.

Os primeiros anos da empresa não foram fáceis, mas as coisas começaram a mudar em 1998, com a chegada de um novo acionista, Andy Rihs, que assumiu a presidência da BMC em 2000 e mudou a história da marca.

A BMC construiu uma unidade de produção de carbono para criar bikes de alta performance e lançou, em 2001, o seu primeiro modelo de sucesso. A partir desse ponto, não pararam de investir em tecnologia, o que possibilitou o desenvolvimento de bikes inovadoras capazes de consolidar a marca no mercado.

Padrão de qualidade

O padrão de qualidade da bicicleta BMC é baseado em três atributos principais: precisão, estilo e paixão. A empresa acredita que, com paixão, consegue projetar bikes únicas — capazes de serem identificadas até mesmo quando o logo não está visível.

Quanto à precisão, a BCM desenvolveu a tecnologia ACE, Accelerated Composites Evolution, que em português significa Tecnologia de Evolução de Compostos Acelerados. Com o uso dessa tecnologia, a equipe simula o dia a dia de uma bike, utilizando mais de 200 fatores que serão analisados em um complexo sistema computacional.

A BMC possui o seu próprio laboratório, o Impec Advanced R&D, e investe em pesquisas, desenvolvimento e evolução de técnicas de engenharia e tecnologia para oferecer um produto Premium.

Modelos que marcaram o sucesso da marca

Teammachine SLT01

Lançada em 2001 e utilizada pela equipe profissional Phonak Cycling, a Teammachine SLT01 era composta por uma mistura de liga de carbono desenvolvida para melhorar a qualidade das pedaladas.

Suspensões de carbono desenvolvidas pela Mizuno, conjuntos de tubos Easton ultraleves e o tubo de selim “skeleton”, que visava trazer conforto sem comprometer a rigidez do quadro, fizeram desse modelo um grande sucesso.

Teammachine SLR01

Lançada em 2004, a SLR01 fez uso parcial da tecnologia Easton de nanotubos de carbono, fazendo com que fosse possível aumentar a rigidez do triângulo de forma considerável quando comparado a modelos que utilizavam os quadros desenvolvidos com carbonos convencionais.

Promachine SLC01

A Promachine foi lançada em 2006 e foi a primeira bicicleta do mundo a ser fabricada inteiramente com a tecnologia Easton de nanotubos de carbono. Essa tecnologia envolve o uso de fibras de carbono de alta qualidade, que exigem tempo e muito trabalho de engenharia para serem obtidas.

Teammachine SLR01 – 2010 e 2013

O modelo SLR01 passou por novas alterações em 2010, ficando ainda mais leve, e passou a ser utilizado por Cadel Evans, que ganhou o Tour de France na bike. E as evoluções não pararam por aí: em 2013, com a chegada da tecnologia ACE, a BMC conseguiu desenvolver um quadro “super leve”, com apenas 790g.

BMC Speed e MTB

A linha mountain bike, disponibilizada no Brasil nos modelos bmc 29 e 27.7”, possui quadros de alumínio e carbono e foi projetada para oferecer alta durabilidade, leveza e para enfrentar todos os tipos de terreno.

A linha Speed foi projetada para estrada e se baseia nas tecnologias da Teammachine, com o design do quadro que possibilita uma melhor aceleração.

Agora que você conhece a história da bicicleta BMC, não podemos deixar de contar uma curiosidade: a marca também possui uma equipe de ciclismo própria que tem a ASSOS como patrocinadora do vestuário e é composta por grandes nomes do ciclismo, como George Hincapie e Alessandro Ballan.

Se você gostou do nosso post e quer ficar por dentro de outras histórias interessantes do mundo das bikes, não deixe de conferir o nosso artigo sobre a história do bretelle.