Obter resultados cada vez melhores no ciclismo não depende apenas de treinos, alimentação balanceada e recuperação. A escolha dos equipamentos corretos é um ponto essencial que contribui para um bom desempenho em todos os tipos de provas. Seja no Ciclismo de Estrada, Mountain Bike ou Triatlo, a bermuda para ciclismo é responsável pela segurança, mobilidade e bem-estar do atleta.

Algumas atividades exigem posturas diferentes e muita resistência, por isso, deve-se usar a peça adequada para cada tipo de prova, evitando dores, machucados e, consequentemente, melhorando o seu rendimento. Por isso, algumas informações devem ser consideradas na hora de escolher a bermuda.

Para te ajudar, preparamos um guia com dicas importantes para você selecionar a peça correta de acordo com a sua modalidade. Confira!

A importância da bermuda para ciclismo

Muito mais do que proporcionar estilo a quem pratica o esporte, a bermuda para ciclismo é imprescindível para proteção e conforto do atleta. Ela absorve o impacto entre o ciclista e o selim da bicicleta, permite uma mobilidade melhor durante as pedaladas, melhora a circulação sanguínea, evita dores e aumenta a aerodinâmica.

Ao escolher uma bermuda para a sua modalidade, você deve analisar o tipo de material, modelo e forro acima de tudo, assim como as características que influenciam no seu desempenho, como o clima e o tempo de atividade. 

As bermudas ideais para longas distâncias

O mais importante, independentemente do tipo de prova, é que roupas sejam confortáveis para os atletas suportarem longas distâncias. O preenchimento do forro adequado para essa modalidade deve ser mais denso, e principalmente respirável.

Lembre-se de que existem modelos femininos e masculinos, devido às diferenças anatômicas. Para as mulheres, geralmente são desenvolvidos forros mais largos e curtos que se moldam ao corpo das mulheres. Já nas bermudas masculinas, os preenchimentos são mais estreitos e compridos, com proteção maior na região do períneo.

As costuras também podem interferir no seu desempenho durante as provas. Por isso, escolha peças com costuras finas, mas que não fiquem largas. E lembre-se: não use roupas íntimas para esse tipo de prova, pois elas podem causar feridas na sua pele.

As peças mais indicadas para a prática de Mountain Bike

Nessa modalidade, a posição do atleta é diferente das provas de longa distância, influenciando no ponto de pressão do corpo contra o selim da bicicleta. Como há muito impacto durante a atividade, você deve escolher uma bermuda com o preenchimento mais denso, que se concentra na parte de trás e no meio do selim da bicicleta.

Principalmente, devido às quedas e pela atividade ser praticada em regiões montanhosas, escolha tecidos mais espessos e resistentes. Observe se o tecido e o preenchimento são flexíveis, para não atrapalharem os movimentos diferenciados e as manobras.

Há quem prefira ainda bermudas mais grossas, e não as que normalmente vimos feitas em lycra. O que há em comum é o forro que também está presente nesses modelos.

As melhores opções para a prática do Triatlo

As provas de Triatlo são compostas de três modalidades: ciclismo, natação e corrida. Ao escolher uma roupa para esse tipo de atividade, você deve pensar que ela precisa ser confortável para as três provas, proporcionado conforto, sem prejudicar o seu desempenho.

As bermudas com o forro mais fino são as mais indicadas, pois são leves para a natação, não causam grande atrito na corrida e preservam o desempenho do atleta durante o ciclismo. Mesmo sendo menos espessas, elas protegem a pele contra machucados e assaduras, além disso, possuem furos que evitam o acúmulo de água, e consequentemente, de peso e possibilitam uma boa ventilação.

O tecido, a compressão e a costura

Não importa qual seja a sua modalidade, o tecido e a compressão influenciam diretamente no seu desempenho. A maioria das bermudas são feitas de elastano, peças leves e que ficam coladas ao corpo, permitindo a mobilidade e reduzindo a resistência do ar. Geralmente, elas são combinadas com poliamida e poliéster.

As bermudas de compressão são essenciais na prática do ciclismo por reduzirem a vibração muscular pelo impacto com o solo. Assim, elas podem ajudar a diminuir o gasto de energia e auxiliar na circulação sanguínea, evitando lesões, fadiga muscular e câimbras.

Observe também as costuras da bermuda. Elas não devem ser sobrepostas, e sim lado a lado, evitando irritações, feridas, marcas e assaduras. Portanto, não se esqueça de analisar o tecido, a compressão e as costuras, muito importantes para provas de longa distância e Triatlo.

O preenchimento adequado

Você já percebeu que deve observar a espessura do preenchimento da sua bermuda de acordo com a modalidade, mas há outras características importantes a serem consideradas. 

O tecido de revestimento influencia no seu desempenho. Por isso, opte pelos que são mais maleáveis e esticam para todos os lados, para evitar que durante a pedalada, o preenchimento se movimente junto. Outra dica importante é observar se o tecido possui tratamento antibacteriano e antimicrobiano, evitando infecções e doenças.

A adequação ao clima e à temperatura

Seja no frio ou no calor, a atividade deve ser sempre confortável. No calor, prefira peças que proporcionam a transpiração, eliminação do suor, e que tenham proteção contra raios solares ultravioleta.

Já no frio, a bermuda adequada é a que permite a transpiração, mas que ajuda a trocar menos calor com o ambiente, para que seu corpo esteja sempre aquecido. É importante que as peças tenham um bom sistema de passagem de ar, que aguente frio, chuva e calor, se mantendo sempre leve para um bom resultado na prova.

A partir dessas dicas, você poderá analisar e escolher a bermuda para ciclismo mais adequada a sua modalidade. Escolher os equipamentos certos para praticar ciclismo é muito importante para a sua segurança durante as provas, prevenindo lesões e garantindo um bom desempenho.

Agora que você já sabe como escolher a bermuda para ciclismo correta, é importante selecionar os acessórios essenciais para uma prática segura. Veja como escolher os óculos ideais para o ciclismo, importantes para atletas profissionais e amadores em todas as modalidades!