Os ciclistas estão sempre atentos à importância de uma vida mais equilibrada e de uma dieta para atletas que ajude-os a aumentar a performance e o desempenho.

Porém, não são todos que aplicam, na prática, uma alimentação correta com 5 refeições ao longo do dia e com os alimentos adequados. Como resultado, sentem os impactos negativos em sua disposição e em seu bem-estar físico e mental.

Por essa razão, preparamos este post com o que não deve faltar nas suas refeições antes da pedalada para que você se desenvolva e se aperfeiçoe cada vez mais no esporte. Confira!

Como a alimentação interfere na sua performance?

Todas as pessoas devem ter uma alimentação balanceada durante o dia a dia, para que sejam ingeridos todos os nutrientes necessários para manter o corpo e a mente saudáveis.

Contudo, quando se trata de alguém que pratica regularmente uma atividade, especialmente uma que seja aeróbica, como o ciclismo, é indispensável que a dieta priorize alimentos que favorecem o ganho de energia, resistência e força para que você alcance um melhor desempenho e velocidade.

Caso contrário, você não apresentará a disposição necessária para os treinos — estando, ao contrário, mais cansado e fadigado —, não terá uma boa recuperação muscular — te deixando mais sujeito a lesões e machucados — e terá um resultado final aquém do esperado.

Quais os alimentos não podem faltar na dieta para atletas antes da pedalada?

Como dito há pouco, a alimentação tem um grande efeito sobre a sua performance. Por isso, você deve adequar o que consome no dia a dia aos seus objetivos esportivos.

Especialmente quando se trata do ciclismo, onde as refeições que antecedem os treinos precisam fornecer o substrato essencial de proteínas, carboidratos, fibras minerais e vitaminas para que seu organismo trabalhe bem durante toda a atividade.

Abaixo, nós listamos alguns dos alimentos que lhe ajudarão nesse processo e que não devem faltar na sua dieta antes da pedalada.

Açaí

O açaí é uma fruta perfeita para ganhar energia, funcionando como um verdadeiro energético natural. Isso porque ela concentra uma grande quantidade de gorduras insaturadas, vitaminas — como a B e a E —, carboidratos e antioxidantes, que repõem de maneira mais ágil a glicose perdida durante as corridas.

Como se não bastasse isso, ela ainda conta com proteínas que são essenciais para o desenvolvimento e, principalmente, a manutenção da massa muscular.

Banana

A banana, por sua vez, é outra excelente opção para o pré-treino. Ela é fonte de vitaminas, carboidratos e triptofano, que serão ótimas fontes de energia. Além disso, é rica em ferro, o que lhe ajudará a ter uma melhor circulação sanguínea e, consequentemente, mais oxigênio para os seus órgãos — em especial o pulmão.

Outro benefício dela é o potássio presente entre seus componentes, o que evitará com que você tenha aquelas terríveis câimbras por deficiência desse nutriente que tanto atrapalham a pedalada.

Aveia

A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, isto é, libera menos açúcar no seu sangue. Como resultado, a sensação de saciedade é prolongada e evita-se o acúmulo de gordura. Mas esse não é o único benefício dela.

Isso porque a aveia é rica em fibras, vitaminas — como as do complexo B —, minerais — como o magnésio e o fósforo — e carboidratos que auxiliam o seu corpo a ter um melhor funcionamento, mais energia e permite que seus músculos se recuperem mais facilmente após grandes esforços físicos.

Água

Além dos alimentos como frutas e cereais, não podemos deixar de incluir na dieta para atletas a água. Afinal, quanto mais intensa for a atividade, maior será a sua necessidade de se hidratar e repor os sais e minerais perdidos por meio da transpiração.

Por isso, tenha sempre consigo — antes, durante e depois dos treinos — uma garrafa de água e evite que a falta dela provoque fadiga, cansaço ou mesmo câimbras.

Agora que você já sabe quais alimentos são indispensáveis na dieta para atletas, invista neles para garantir energia, força e resistência em seus treinos e desenvolver cada vez mais suas habilidades e técnicas como ciclista.

Aproveite e também siga-nos em nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) para outras dicas e assuntos envolvendo ciclismo!