Se você gosta de pedalar, se sentir livre, e curte explorar a natureza, está na hora de comprar uma mountain bike e se aventurar! É muito importante que antes de sair comprando sua bike de imediato, alguns pontos sejam levados em consideração para fazer uma escolha perfeita. Vamos te ajudar com algumas dicas!

Reconhecendo o terreno

Não dá para colocar qualquer bike na terra e se aventurar por aí. Uma vez definido que o propósito da bike será para fazer trilhas, o ideal é sempre reconhecer o terreno e saber onde você irá colocar sua bike. Saber se você irá enfrentar obstáculos, quais os tipos, pedras, cascalho, terra, subida, descida, ajudam bastante na hora de escolher a bike certa.

Bike fit

Se você tiver a oportunidade ou conhecer algum lugar que faça bike fit, faça! O interessante é que o bike fit irá tirar todas as suas medidas, ajudando a encontrar a bicicleta no tamanho certo para você, ajudando também a evitar lesões e ter um melhor desempenho nas trilhas.

Freios

Como em caso de trilha o atrito é muito maior, saber escolher o freio da bicicleta é um item muito importante. O ideal são os freios a disco hidráulicos, pois são mais precisos, proporcionando muito mais segurança ao ciclista na hora de parar. Diferente de freios a disco a cabo ou V-Brake que possuem pouca precisão. Se você está começando agora o mais recomendado é o freio hidráulico até mesmo por uma questão de segurança!

Aros

Atualmente dispomos de rodas 26, 27.5 e 29 polegadas. As rodas maiores são mais pesadas, mas passam por cima de obstáculos com maior facilidade e proporcionam maior segurança consequentemente, ideal para os iniciantes. Rodas menores precisam de maior habilidade para desviar de pedras e obstáculos. Se você está iniciando, deixe estas manobras mais exigentes para quando já estiver familiarizado e seguro no esporte. Vá nas lojas e experimente, mas de uma forma geral, equacione o tamanho e o peso da roda. Dê preferência a conjuntos mais leves pois o peso em movimento faz muita diferença na performance.

Suspensão

Como estamos falando de um esporte a ser praticado em contato direto com a natureza, em relevos normalmente irregulares, pense que você irá enfrentar subidas e sobretudo, descidas e obstáculos. Escolher uma bike que tenha uma boa suspensão é essencial para amenizar os impactos. Vale falar que quanto melhor a suspensão, mais cara a bike será.

Conjunto de componentes

Assim como diferentes modelos de carro, o mesmo acontece na hora de comprar uma mountain bike. Você pode encontrar desde os mais básicos ao mais específicos. E isso também acontece com o conjunto de componentes. Existem várias marcas e níveis de componentes. Se for possível adquirir um conjunto intermediário, você terá maior precisão de troca de marchas e um peso viável para ter sucesso no seu novo esporte.

Agora que você já possui maior conhecimento sobre os principais itens a serem considerados na hora de comprar uma mountain bike, comece a fazer sua busca e pé na estrada! Gostou das dicas de hoje? Fique por dentro destas e outras informações curtindo nossa página no Facebook!