A infância é o período ideal para estimularmos hábitos saudáveis nas crianças. E isso pode ser feito de maneira divertida e prazerosa, fazendo com que os pequenos aprendam que os cuidados com a saúde e com a mente podem ser feitos de forma leve. Uma boa ideia é pedalar com as crianças!

Se elas já forem grandinhas, é uma ótima oportunidade para ensiná-las a andar de bicicleta. Afinal, tudo que se aprende na infância, é mais fácil de não esquecer na vida adulta. Se as crianças ainda forem muito pequenas, que tal colocá-las na garupa?

Confira nossas dicas e leve os pequenos para um passeio de bicicleta!

Pedalar com as crianças

Andar de bicicleta pode parecer simples, mas quando saímos com crianças, temos que prestar atenção em alguns pontos que não precisaríamos se fosse um passeio só de adultos. Uma coisa fundamental é nunca tirar os olhos delas, principalmente se ela ainda estiver aprendendo a andar de bicicleta.

Crianças se distraem facilmente e, em um pequeno momento de distração delas e dos pais ou responsáveis, elas podem estar no chão. Por isso, é preciso se lembrar que adultos são grandes exemplos para as crianças. Então, todo o cuidado que você deseja que a criança tenha, você também tem que ter. Por exemplo, usar os equipamentos de segurança. Não adianta nada você pedir que a criança coloque um capacete, se você mesmo não usa.

Outro ponto é prestar atenção nos horários. Como para qualquer outra atividade ao ar livre, o bom mesmo é pedalar antes das 10h e depois das 16h. E não se esqueça que seu filho tem que estar disposto a andar de bicicleta. Não adianta tornar um passeio que seria de lazer em uma obrigação da criança. Uma dica é fazer um lanchinho antes de começar a pedalar para dar mais energia.

Idade para começar a pedalar

Claro que não dá para levar um bebezinho para um passeio de bicicleta. O ideal é começar a incentivar os passeios depois do primeiro ano de vida da criança, que é quando ela já pode sentar naquelas cadeirinhas acopladas à bicicleta dos pais.

As cadeiras dianteiras podem ser utilizadas até a criança alcançar os 15 kg. Depois desse peso, o ideal é passá-la para as cadeirinhas que ficam nas costas dos pais. Elas suportam até 25 kg.

A partir dos 2 anos, as crianças já podem se aventurar na própria bicicleta, começando com aquelas de menores e de rodinha, para depois ir avançando para as maiores e tirando as rodinhas aos poucos.

Dicas de segurança para pedalar com crianças

Com crianças, os cuidados ao andar de bicicleta devem ser redobrados, mesmo se ela estiver apenas na cadeirinha. Por isso, vamos te dar algumas dicas para se divertir de maneira segura com seu pequeno.

  • Conferir as bicicletas: antes de sair de casa, é importante conferir pneus, freios e banco, por exemplo. Melhor identificar um problema ainda e casa do que já no meio do passeio;

  • Levar miniferramentas: no caso de imprevistos, uma dica é levar um kit de miniferramentas para o passeio. Elas podem ajudar a consertar algum problema simples na bicicleta;

  • Usar a cadeirinha: se as crianças forem pequenas, o uso da cadeirinha é essencial. E não se esqueça de colocar o cinto, senão não adianta nada;

  • Lembrar-se dos equipamentos de segurança: não precisa nem falar que o uso do capacete é o básico para pedalar com segurança, não é mesmo? Qualquer queda pode causar um estrago enorme sem esse equipamento. Joelheiras e cotoveleiras também são indicadas para crianças que ainda estão aprendendo a pedalar;

  • Ficar ligado ao tamanho adequado da bicicleta: existem pais que têm mania de comprar produtos maiores do que deveriam na expectativa do crescimento dos filhos. Com bicicletas, isso não funciona tão bem. Para o conforto e para a própria segurança, o indicado é comprar bicicletas de acordo com o tamanho da criança. E não se esqueça de olhar na etiqueta se o produto cumpre as normas de segurança.

E aí, pronto para levar a criançada para passear de bicicleta? Pode ter certeza que pedalar com as crianças é uma atividade muito divertida e prazerosa também para os adultos. Deixe um comentário e nos conte como faz para se divertir com os pequenos.