Pedalar pelas ruas de uma grande cidade ou pela natureza deixou de ser apenas um esporte e, hoje, é considerado um estilo de vida. E, como todo estilo de vida, a moda está envolvida e contribui não apenas para aprimorar a aparência do ciclista, mas também para proporcionar segurança.

E você, já tem um estilo próprio para usar quando vai pedalar? Escolhe suas roupas se baseando apenas no conforto ou prioriza o style? O ideal é unir os dois e, neste post, vamos dar dicas e sugestões de roupas para ciclistas que querem estar na moda, sem perder o conforto. Confira!

Camisas ou jerseys: eis a questão

Os jerseys são camisas feitas com materiais e técnicas que melhoram a performance de ciclistas, em relação à movimentação, à ventilação e à manutenção de temperatura corporal.

Embora existam estilos variados, os jerseys são justos e suas cores sempre são muito vivas. Para trabalhar ou passear na cidade, elas podem não ser a melhor opção. Nesse caso, nossa dica é procurar por peças elaboradas com tecidos leves que permitam a transmissão de calor. A grife H&M, por exemplo, lançou uma linha destinada a esse segmento.

Lembre-se: camisetas não são aconselháveis, pois, além de não serem elegantes, protegem pouco o corpo do vento.

Shorts de ciclismo

Em geral, usar shorts para pedalar já é um bom passo por dar maior mobilidade para o movimento das pernas do que as calças, por exemplo. Faça questão sempre de optar por um tecido leve que garanta a maior transpiração possível.

No entanto, o ideal é utilizar as bermudas de ciclismo, pois elas garantem menor fricção e maior mobilidade durante o movimento. Dica: se for viável, use os dois (short e bermuda) ao mesmo tempo.

Calças

Muita gente pensa que calça não combina com pedal, mas saiba que essa ideia nem sempre faz sentido. Além dos mais conhecidos trajes esportivos feitos com material específico, como o da bermuda, é possível conseguir calças no mercado elaboradas de maneira a atender as necessidades dos ciclistas urbanos.

É o caso, por exemplo, da linha idealizada pela empresa Levi’s, a Commuter. Nela, as calças foram elaboradas com tecido respirável, modelagem adequada para pedalar e costuras reforçadas — tudo para manter o estilo e a praticidade.

Acessórios

Escolher os acessórios que você vai usar é muito importante, pois uma decisão errada pode fazer do seu visual uma má escolha. Bem, mas não vamos deixar isso acontecer, não é mesmo?

Para começar, certifique-se de que meias, luvas e capacetes estejam adequados ao tamanho e que sejam confortáveis. Há muitos modelos desses três itens por aí, mas dê preferência àqueles cujas cores dialogam com as roupas que está usando de alguma maneira.

Por exemplo, se você está com roupas pretas (um look básico que tende a combinar com grande parte dos acessórios, diga-se de passagem) e uma meia vermelha, uma luva preta e um capacete preto cairiam muito bem. O mesmo não aconteceria com luvas verdes e um capacete amarelo. O segredo aqui é harmonizar as cores, sem esquecer de sua segurança.

Quanto aos óculos, é comum que sejam extravagantes e muito coloridos para ciclistas esportivos. A moda é um conceito versátil e adaptável a cada ciclo social. Por isso, não tenha medo de exagerar. No caso dos capacetes (lembrando que este não é um item opcional), tenha dois: um para a prática de esporte, com design arrojado e cores vivas, e um segundo, mais sóbrio, para passear pela cidade.

Pronto! Esperamos que nossas dicas de roupas para ciclistas contribuam para que você se vista melhor e se sinta mais confortável quando estiver pedalando. Agora, convidamos você a conhecer mais dos nosso produtos no nosso site. Lá, você encontra inúmeras opções de roupas da moda, como nossa linha especial GTassos.