Quando escolhe-se um esporte como o ciclismo, o próprio esportista quer melhorar seu desempenho, melhorar seu condicionamento físico e bater seus recordes. Para que isso ocorra, os ciclistas devem treinar bastante, usar equipamentos que os ajudem a bater suas metas, usar roupas adequadas, necessitam de hidratação e de alimentos certos para cada etapa do treino como: carboidratos, antioxidantes e proteínas. Saiba agora quais são os 10 alimentos que devem estar na alimentação semanal dos ciclistas

Tomate

O tomate é uma importante fonte de antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres no organismo. Quando a prática de algum esporte é longa, o surgimento desses radiciais livres no organismo é alta, por isso os ciclistas devem ingerir alimentos com características antioxidantes. É um alimento que pode ser consumido no pré-treino.

Acerola

A acerola possui mais vitamina C que a laranja. A vitamina C é uma das vitaminas que tem grande função antioxidante que ajuda o corpo a combater a oxidação das células causada pelos radicais livres. Um suco de acerola seria ideal antes dos treinos.

Laranja

Um suco de laranja com acerola abastece o ciclista antes de praticar o esporte com um alto índice de antioxidantes. Tanto a vitamina C e a vitamina A ajudam o corpo no combate contra os radicias livres. E a laranja é uma grande fonte dessas 2 vitaminas.É um alimento que deve ser consumido antes dos treinos

Banana

Fonte de energia e hidratação importantíssima para os ciclistas. Seu alto índice de potássio ajuda na manutenção durante a prova ou treino e ainda evita as tão temidas câimbras. É um dos alimentos para ciclistas de maior importância. A banana é um alimento pré-treino.

Arroz

O arroz é uma fonte de carboidrato importantíssima para os ciclistas. O carboidrato é que vai dar a energia para fazer o esporte e ainda, melhorar o desempenho. Deve ser ingerido em grande quantidade antes dos treinos ou competições e após os treinos em menor quantidade. 

Pão

O pão é uma outra fonte de carboidrato que deve ser adicionada à dieta de um ciclista. O carboidrato é transformado em glicogênio. Esse glicogênio que vai abastecer os músculos com energia necessária para as competições e os treinos. Para o início do treino deve ser consumido em maior quantidade e após o treino deve ser consumido em pequenas quantidades para a reposição do glicogênio. 

Massa

Outro grande amigo dos ciclistas, a massa, possui grande quantidade de carboidratos. O ciclista quando encara um treino sem estar devidamente abastecido com carboidratos pode apresentar um grande cansaço e seu desempenho irá diminuir assustadoramente. Observar restrições ao Glúten, mas em geral as massas são boas para serem consumidas antes do treino e após o treino em menor quantidade. 

Ovo

Fonte de proteína que é necessária para o pós treino. Isso porque os músculos são formados por proteínas e com o desgaste ocorrido neles durante as provas devem ser reconstruídos.  

Peixe

O peixe é uma fonte de proteína saudável. Um dos melhores alimentos para ciclistas quando se fala em reconstrução muscular. Indicado para a alimentação pós treino. 

Leite

O leite é outra boa fonte de proteína para os ciclistas. Observar se há alguma intolerância alimentar, mas em geral esse alimento ajuda mais rapidamente na recuperação muscular. 

Para melhorar seu desempenho no esporte, uma alimentação balanceada é de extrema importância. Tente colocar em sua dieta esses alimentos para ciclistas e aumentar seu rendimento e quando possível consulte um nutricionista para ajuda-lo no alcance de seus objetivos.

Para ficar por dentro do mundo do ciclismo e tirar maior proveito desse esporte, assine nossa newsletter. Será um prazer compartilhar nosso conhecimento com você.